domingo, 25 de julho de 2021

Atração lança o álbum Sinal dos Tempos do violonista Cainã Cavalcante

 

O violonista Cainã Cavalcante lança disco instrumental com músicas do inesquecível Garoto, um dos mais celebrados compositores de sua época. Foi contemporâneo - com talento e sucesso equivalentes - de Noel Rosa, Pixinguinha, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Jacob do Bandolim. Suas composições, como "Gente Humilde", "Lamentos do Morro", "Duas Contas", encantam geração após geração. Sete décadas depois de sua morte aos 39 anos, o compositor paulistano é estudado, reverenciado, e tem seus tesouros musicais gravados por notáveis como Baden Powell, Bola Sete, Guinga, João Gilberto, Yamandu Costa.

Agora é Cainã a prestar a homenagem que o violonista considera "a realização de um sonho, tamanha é a enormidade em suas harmonias, inteligência nas composições e fluência na execução".

"Sinal dos Tempos - Cainã Toca Garoto" terá Guto Wirtti no contrabaixo acústico e o mestre Paulinho Braga na bateria. O repertório foi pinçado em busca de um equilíbrio entre obras mais conhecidas como "Gente Humilde", "Duas Contas", "Jorge do Fusa", "Lamento do Morro", àquelas menos ouvidas, por exemplo, "Voltarei" e "Esperança".

As músicas são interpretadas de maneira alegre, apesar da necessária profundidade, com a fluência espontânea que o "gênio das cordas" imprimiu às suas composições.

No disco, Cainã não se rendeu a arranjos com invencionices pseudo modernosas, ao preferir desfrutar sua criatividade, atendo-se à beleza de um olhar espontâneo e certeiro sobre o trabalho da "figura mitológica" de Garoto.

Novas propostas são apresentadas: conduções rítmicas sutis, e diferentes variações de divisão dos fraseados melódicos tornam-se improvisos que não desconstroem os originais, ao demonstrar total compreensão da essência do iluminado artista.

Garoto absorveu influências jazzísticas em passagem pelos Estados Unidos, ao lado de Carmen Miranda e do Bando da Lua; e também dos impressionistas franceses, sem jamais perder sua majestosa brasilidade.

Cainã Cavalcante fez questão de imprimir sua personalidade, sem se deixar influenciar pelas gravações dos famosos que prestaram tributo ao grande mestre. Teve a sabedoria e a maturidade de soar original sem virtuosismos gratuitos, evitando armadilhas, clichês e obviedades.

Do Olimpo onde descansa o maior compositor da história do violão popular brasileiro, Garoto vê nascer, já com feitio de clássico, um disco à altura de sua genialidade.

"Sinal dos Tempos - Cainã Toca Garoto" é um lançamento da gravadora Atração, e já está disponível em formato digital em todas as plataformas.