domingo, 25 de julho de 2021

Câncer de Cabeça e Pescoço mata 10 mil brasileiros por ano

 

O Julho Verde é um mês importante na área da saúde, pois promove a conscientização ao câncer de cabeça e pescoço que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), atinge 43 mil brasileiros ao ano, matando 10 mil. O dia 27 de julho foi escolhido como o dia principal de combate a essa doença. O objetivo é a democratização da informação e levar conhecimento.

Os tumores de cabeça e pescoço são denominados de forma geral, uma vez que o câncer se localiza em regiões como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, tireoide e seios paranasais. “A prevenção é necessária, pois alguns tipos de câncer de cabeça e pescoço podem agir de forma rápida letal, além de que, muitos pacientes não se atentam aos sintomas básicos da doença, chegando ao diagnóstico já com o tumor avançado”, explica a oncologista Marina Kelner, da Multihemo Oncoclínicas.

A atenção aos sintomas é o primeiro passo para um tratamento de sucesso e ao diagnóstico inicial: manchas avermelhadas ou brancas na boca, aftas, lesões nos lábios, rouquidão, tosse e dificuldade para engolir são alguns deles. “O aparecimento de linfonodos (caroços que geralmente aparecem na região do pescoço) podem sinalizar doença em estágio mais avançado. Com persistência de algum sintoma estranho nessas regiões, é essencial consultar um médico”, explica Marina.

Após a comprovação do tumor, as principais opções de tratamento são radioterapia, quimioterapia, cirurgia ou imunoterapia, dependendo do estágio da doença e da avaliação da condição clínica do paciente.

Fatores de Risco - O cigarro e álcool são os principais fatores de risco para esse tipo de doença. Atualmente, o papilomavírus (HPV) também pode ser um potencial causador desse tipo de câncer, já que o HPV é uma infecção sexualmente transmissível e a prática do sexo oral pode atingir as regiões do câncer de cabeça e pescoço. Por isso, proteção e exames regulares são importantes”, acrescenta Marina.