quarta-feira, 21 de julho de 2021

Prefeitura do Recife leva Estação da Diversidade à Praça da Várzea

 

Com o intuito de reforçar os serviços do Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife e mapear as demandas da população nos respectivos territórios, a Estação da Diversidade estará na Praça da Várzea, na Zona Oeste do Recife, na próxima segunda-feira (26), das 14h às 17h. A iniciativa trata-se de uma unidade móvel na qual as equipes atendem e acolhem a população LGBTI+ da cidade com o intuito de disseminar as políticas públicas e prevenir violências. A ação é executada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas. 

 

A Estação da Diversidade já estacionou nos bairros de São José, no Centro do Recife, e Ibura, na Zona Sul,  acolhendo demandas como retificação do nome, atendimento psicológico, serviços de saúde e de assistência social, entre outros. No total, pelo menos 23 pessoas foram atendidas durante os dois dias da ação. A unidade móvel visa divulgar os serviços de atenção e cuidado às pessoas LGBTI+, realizar encaminhamentos e mapear as demandas do segmento em seus respectivos territórios. 

 

Durante esta etapa inicial da ação, o veículo estará em uma localidade diferente sempre às segundas-feiras, das 14h às 17h. Além das equipes da Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife, por meio da Gerência da Livre Orientação Sexual (Glos), também estão envolvidas na ação profissionais das secretarias da Assistência Social, de Políticas sobre Drogas (Sepod), da Juventude, da Saúde e da Mulher.

 

CENTRO LGBT - Inaugurado pela Prefeitura do Recife em 2014, o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife é um espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica. Trata-se do primeiro Centro de Referência Municipal do Estado de Pernambuco. Com equipe interdisciplinar, formada por agente de direitos humanos, psicólogo, advogado e assistente social, o equipamento tem mais de 2,3 mil usuários cadastrados e realizou mais de 12 mil atendimentos. O equipamento fica na Rua dos Médicis, nº 86, Boa Vista, e está funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

 

DENÚNCIA ONLINE - Lançado em 2018, a plataforma online de denúncias contra LGBTfobia está disponível no site da Prefeitura do Recife, por meio do link http://bit.ly/DenunciaLGBTRecife. O canal recebe registro de casos com base nas leis municipais nº 16.780/2002 e nº 17.025/2004, que proíbem manifestações preconceituosas ou discriminatórias em razão da orientação sexual ou identidade de gênero, punindo os estabelecimentos públicos ou particulares, empresas ou organizações sociais que desrespeitarem as legislações. Após o registro da denúncia, a equipe da Gerência de Livre Orientação Sexual (Glos), em conjunto com órgãos administrativos da Prefeitura, dá início a um processo administrativo para a apuração da denúncia e, se for o caso, as punições impostas pelas leis são aplicadas. Além disso, a GLOS também se dispõe a propor ações educativas junto aos estabelecimentos que forem denunciados. Outros tipos de discriminação e violência, não previstos na legislação, podem procurar o Centro LGBT.


SERVIÇO:

O quê: Estação da Diversidade - Unidade móvel que divulgará os serviços da Prefeitura do Recife voltados para a população LGBTI+

Quando: segunda-feira (26), das 14h às 17h Onde: Praça da Várzea, no bairro da Várzea.


lmprensa Recfe