terça-feira, 20 de julho de 2021

lnaugurada primeira Loja de Moda Autoral de Pernambuco

 

Pernambuco agora tem um espaço para comercialização coletiva de moda com DNA regional. O governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza Câmara inauguraram, nesta terça-feira (20.07), a primeira Loja de Moda Autoral de Pernambuco (Mape), onde artistas pernambucanos poderão comercializar roupas e acessórios com a sua identidade cultural. Localizada ao lado do Centro de Artesanato de Pernambuco, Armazém 11, no Marco Zero do Recife, o endereço vem se transformando num importante ponto de movimentação da economia criativa do Estado.

“Este é mais um equipamento onde os artistas poderão expor a cultura pernambucana, a arte e a moda. A loja vai gerar emprego e renda, além de ser um polo de economia criativa conectado com o que está acontecendo no mundo. Nosso Estado também tem essa característica de se adaptar, improvisar e fazer grandes expressões culturais da forma mais bonita possível”, destacou Paulo Câmara.

O espaço, com 670m², funcionará em formato de loja colaborativa, com nichos individuais para cada vendedor. O Mape tem coordenação da primeira-dama Ana Luiza Câmara, que reforçou a ideia de uma loja com o objetivo de congregar a economia criativa, contemplando todas as regiões do Estado, com moda, bijuterias, calçados, bolsas e acessórios. “O conceito do espaço é trazer, do sertão ao cais, todas as linguagens de criatividade do nosso povo pernambucano”, justificou Ana Luiza.

De acordo com o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Roberto Abreu e Lima, o local dará mais visibilidade aos empreendedores e será mais um atrativo para os turistas. “Esse espaço, juntamente com o Centro de Artesanato, tem o privilégio de ser mais um equipamento para atender o turista, para que ele conheça a moda pernambucana a partir das suas criações e dos 50 artistas que estão expondo seu trabalho”, ressaltou.

A escolha dos expositores foi feita por edital público e também por um time de curadores. Cada inscrito entregou um conjunto de peças para análise. Empreendedoras do Cria Santa, Sandra Lessa e Dany Rocha produzem peças em material sintético como maxi colar, brincos, anéis e pulseiras, todos trabalhados em cima de uma temática. “Estamos muito felizes de estar aqui, pois é um projeto que, desde o começo, sabíamos que seria um sucesso. É de grande satisfação ver o trabalhado dos artistas pernambucanos sendo divulgado de uma maneira tão linda”, enfatizou Sandra.

POLO DA MODA – Além da comercialização das peças, no Mape serão promovidos encontros, rodas de conversa, lançamentos, exposições e trocas de experiências, com o objetivo de aprimorar conhecimentos e despertar nos profissionais e estudantes de moda o desejo de empreender e a conscientização sobre a importância do design e da originalidade. Reservado com esse intuito, o mezanino da loja ainda conta com um estúdio de fotografia, e poderá ser utilizado para que as marcas gerem conteúdo para divulgação de seus produtos.

Também participaram da inauguração do Mape a vice-governadora Luciana Santos; o prefeito do Recife, João Campos; os secretários estaduais Gilberto Freyre Neto (Cultura), Rodrigo Novaes (Turismo e Lazer), Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), Alexandre Gabriel (Assessoria Especial) e Ana Paula Vilaça (executiva de Desenvolvimento Econômico), e o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, além do artista pernambucano Alceu Valença.

lmprensa PE