terça-feira, 20 de julho de 2021

Prefeitura do Recife realiza ações para marcar o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha

 

Para marcar o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza Benguela, comemorados em 25 de julho, a Prefeitura do Recife realizará, entre os dias 20 e 29 de julho, diversas atividades integradas. As ações visam promover o diálogo sobre identidade, construção e desafios das mulheres negras na cidade e serão promovidas pelas Secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, da Mulher, de Saúde, de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

 

“Enquanto política pública que envolve dois eixos estruturantes na sociedade como raça e gênero, a temática Mulher Negra, levanta questões como feminicídio, racismo religioso, saúde da população negra, além de questões de  desigualdades”, reforça Girlana Diniz, gerente de Igualdade Racial  da Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife.

 

A maioria das atividades será realizada remotamente, devido à situação de pandemia, por meio de conversas virtuais transmitidas em tempo real via redes sociais. Todas as ações terão a participação de mulheres negras com perfis de atuação relacionados à respectiva atividade e com histórico de participação em atividades que reforçam a identidade da mulher negra, visibilizando lutas e posicionando-se publicamente contra o patriarcado e o racismo estrutural na formação latino-americana.

 

No dia 20, a Gerência de Igualdade Racial do Recife, ligada à Secretaria Executiva de Direitos Humanos, promoverá a live “Mulheres Negras Latino-americanas e Caribenhas: Historicidade e desafios”. Já no dia 21, a Gerência discute o tema “Mulheres Negras, Políticas Públicas e Pertencimento”. No dia 25, acontecerá a live “Mulheres Negras e Cultura”, realizada pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura do Recife. Essas três atividades serão transmitidas pela página do Facebook da Gerência de Igualdade Racial do Recife. A página do Juventude Participa no Instagram, transmitirá, no dia 24, a live "Mulheres negras, jovens e acesso à cidade", realizada pela Secretaria Executiva de Juventude do Recife.

 

No dia 22, acontece, via Google Meet, o 20º Fórum Perinatal do Recife, promovido pela Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Escola de Saúde do Recife (ESR/SEGTES), em articulação com a Coordenação da Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher do Recife e da Política de Saúde da População Negra. A 20ª edição do Fórum terá por tema "A saúde mental das mulheres negras no ciclo gravídico-puerperal e a rede de atenção à saúde". O evento é voltado aos profissionais e gestores da Rede de Saúde do Recife, profissionais residentes, graduandos, integrantes de movimentos sociais e demais interessados. Para participar e ter acesso ao link da reunião, é preciso se inscrever no link https://forms.gle/SWQ5BU1uthdokLTe7.


A partir do dia 25, a Secretaria da Mulher do Recife realiza o curso Gênero, Raça e Políticas Públicas para a Mulher Negra. A ação visa contribuir para a disseminação de práticas de enfrentamento ao racismo e à violência de gênero contra a mulher negra e as aulas vão ser realizadas por meio da Plataforma UniRec até o dia 23 de agosto. O curso vai beneficiar 200 pessoas, já previamente inscritas, e é dividido em quatro módulos: Gênero e patriarcado, Racismo, uma mácula histórica, violência de gênero e racismo e Políticas públicas para mulheres negras. Durante o curso, os interessados vão ser levados a refletir sobre as construções sociais que dão suporte ao racismo, compreender a dupla opressão sobre a mulher negra gerada pela combinação do racismo e da violência contra a mulher e conhecer as políticas públicas e mecanismos legais de enfrentamento ao racismo, bem como a atuação das mulheres negras na construção de políticas públicas.


No dia 29, uma parceria entre as Secretarias municipais de Saúde e da Mulher, irá promover a oficina “Gênero, raça e turbantidade” para as usuárias acompanhadas pelo Programa Mãe Coruja. A atividade acontecerá no Espaço Mãe Coruja do Compaz Escritor Ariano Suassuna.


Frei Caneca com programação especial - Ao longo de todo o mês de julho, a rádio pública do Recife participa da campanha Julho das Pretas com conscientização para a luta destas mulheres no Brasil. Presença comum na grade, a emissora pública reforçou a presença delas desde o início do mês, na programação musical e na faixa de entrevistas, convidando mulheres que são referência em sua área de atuação para debates e conversas.


Nesta terça (20), às 11h, Gabi Alves entrevista a cantora Nathália Bellar, no BR 101.5, sobre o seu novo single e videoclipe “Entranhada”. Às 15h, no Salada Pop, tem entrevista com a pós-graduanda em História e Cultura Afro-brasileira, Carolina Brito, sobre o projeto Enegrecida, que surgiu a partir de seu trabalho de conclusão de curso. Enegrecida coloca em pauta a realidade da mulher negra brasileira através da arte, com ênfase na luta contra o preconceito e sexismo, a valorização da cultura afro-brasileira e o processo de aceitação enquanto negra.


Já na quarta-feira (21), às 11h, no quadro Papo de Artista, Manoel Constantino entrevista Jadion Santos, ativista e produtora cultural, sócia fundadora da Cia. Produções Artísticas e criadora do grupo musical Coco de Mulheres. Na quinta-feira (22), no Salada Pop, às 15h, a discussão gira em torno das Jornadas Negras de Formação Política, atividade voltada para a aprendizagem da história da luta negra, com Joaninha Dias, ativista, pedagoga formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), poeta, autora do Manual de Atividades com Contos Africanos e membro do Rede de Mulheres Negras. O BR 101.5 tem ainda entrevista em celebração à Semana na sexta (23), às 11h, com as musicistas do Turvura, Gabi Carvalho e Laís Senna, sobre o lançamento do videoclipe "Maré Viva".

 

No domingo, dia 25 de Julho, ao longo de todo o dia, os ouvintes poderão sintonizar numa programação dedicada à produção musical de artistas negras de Pernambuco, do Brasil e do mundo. Entre 10h e 12h, o Batucada terá protagonismo exclusivo de mulheres negras que cantam e encantam o cancioneiro nacional do samba. Na seleta, que percorre diversas décadas, o ouvinte poderá conferir o repertório de nomes basilares do samba como Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Clementina de Jesus e Ivone Lara. O samba das décadas de 50 e 60 fica por conta de mulheres como Aracy de Almeida e Alaíde Costa, as novas gerações vêm representadas por intérpretes e compositoras como Fabiana Cozza, Thaís Macedo, Liniker e Iza enquanto a cena local traz as cantoras Dinah Santos e Helena Cristina.

 

Ainda no Batucada, o destaque da programação fica ainda por conta de meia hora dedicada à poetisa Carolina Maria de Jesus que, na década de 70, lançou um único álbum com nome homônimo ao seu grande sucesso literário 'Quarto de Despejo' e cujos quatro sambas serão ouvidos na edição especial de domingo. O Batucada vai ao ar de 10h às 12h. Ao lonfo do domingo o ouvinte poderá conferir outras artistas como Luedji Luna, Gabi da Pele Preta, Mariene de Castro, Bia Ferreira, Doralyce, Ororo, Dona Onete, Lia de Itamaracá, Negra Li, Leci Brandão, Paula Lima, Preta Rara, Danna Lisboa, Rihanna, Jup do Bairro, Majur, Obirin Trio, Eliana Pittman, Xênia França , Karla Gnom e Josyara.


Confira a programação da Prefeitura do Recife em alusão ao Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha:


20/07 às 18h - LIVE “Mulheres Negras Latino-americana e Caribenha: Historicidade e desafios”


Convidadas: Sara Flor - cantora, escritora e produtora cultural;  Jesus Moura - psicóloga clínica social, mestra em Psicologia pela UFPE e coordenadora da Anpsinep (Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es)); Glauce Medeiros - Secretária da Mulher.


Mediadora: Girlana Diniz - gerente de Igualdade Racial da Prefeitura do Recife.


Transmissão via Facebook da Gerência de Igualdade Racial (https://facebook.com/gerir.recife)

 

21/07 às 18h - LIVE “Mulheres Negras, Políticas Públicas e Pertencimento”


Convidadas: Viviane Patrícia Souza - psicóloga, educadora social e chefe de setor no Centro de Atendimento Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) Neuza Gomes; Renata Barbosa -  cientista social e educadora Social do Serviço Especializado de Atendimento Social da Prefeitura do Recife; Pricila Freitas - presidente do Projeto Fábrica Fazendo Arte, arte-educadora e redutora de danos na Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Recife.


Transmissão via Facebook da Gerência de Igualdade Racial (https://facebook.com/gerir.recife)

 

22/07 às 19h - 20º Fórum Perinatal do Recife


Tema: “A saúde mental das mulheres negras no ciclo gravídicopuerperal e a rede de atenção à saúde”


Facilitadoras: Janaína Ramos - psicóloga clínica especialista em psicologia perinatal, coordenadora do Centro de Referências em Direitos Humanos Margarida Alves; Nalva Domingos - doula na Maternidade Barros Lima/ADOPE - CISAM; Karla Sales - ativista, terapeuta, mentora, doula, química industrial, engenheira, especialista em posicionamento no Pré-Natal, voluntária na ONG Partejando e Fundadora do Projeto Renascer Aldeia, incubado no Porto Social; Clara Fláuxi - mestre em Educação-UFPE, gerente clínica CAPS Espaço Livremente no Recife, psicóloga no CAPS Infantojuvenil Padre Roma em Jaboatão dos Guararapes e Integrante do GEPAR/UFPE e da RAEPE.


Transmissão via Google Meet. Para participar, o interessado deve se inscrever até o dia 21 pelo link https://forms.gle/SWQ5BU1uthdokLTe7.

 

24/07 às 15h - LIVE "Mulheres negras, jovens e acesso à cidade"


Convidadas: Suzana Queiroz - pedagoga, mestra em Educação, Culturas e Identidades, professora nas redes públicas em Recife e Paulista, produtora cultural e afroempreendedora na Aguemon Moda com Arte; Maryellen Letícia da Silva Rodrigues - estudante universitária do curso de direito, compõem o Movimento Negro Unificado (MNU) e conselheira Municipal de Juventude.


Moderadora: Jarda Andrade - chefe de  setor de Articulação e Projetos Intersetoriais na Secretaria Executiva de Juventude do Recife.


Transmissão via Instagram do Juventude Participa (https://instagram.com/juventudeparticipa_recife)

 

25/07 - Início do curso “Gênero, Raça e Políticas Públicas para as Mulheres Negras”

 

25/07 às 16h - LIVE “Mulheres Negras e Cultura”


Convidadas: Anastacia Rodrigues -  graduada em Letras e Música pela UFPE, lato sensu em Linguística Aplicada, cantora, compositora, preparadora vocal, regente do Coral Afro Brasileiro de Mulheres; Ivaneide Nascimento - flautista da Banda Sinfônica do Recife (BSR), chefe de divisão de Produção Artística da BSR.


Moderadora: Sara Flor - cantora, escritora e produtora cultural, servidora no Núcleo da Cultura Afro Brasileira da Secretaria de Cultura do Recife


Transmissão via Facebook da Gerência de Igualdade Racial (https://facebook.com/gerir.recife)

 

29/07 às 14h - Oficina “Gênero, raça e turbantidade” no Espaço Mãe Coruja da Secretaria de Saúde do Recife


Facilitadora: Anaxé – educadora social do Centro de Referência Clarice Lispector da Secretaria da Mulher do Recife


Local: Compaz Escritor Ariano Suassuna - Av. Gen. San Martin, 1208 - Cordeiro.