terça-feira, 27 de julho de 2021

Brincando na Praça encerra este fim de semana

 














O Festival de artes cênicas Brincando na Praça promete animar o final de semana do público que está em busca de uma boa opção de lazer, para curtir em casa. Neste sábado (31) e no domingo (01/08), o festival que é voltado ao público infanto-juvenil, traz atrações do calibre de Barbatuques, Tiqueqê, Cia Druw, Coletivo Catapum, Cia Pelo Cano, Circo Di SóLadies, Dança Sem Fronteiras, Agbalá Conta, Cia Truks, Asfalto de Poesia, Jujuba e Chicote além de diversas oficinas. A programação do festival é online e gratuita, com transmissão sempre a partir das 15h, pelo Facebook e YouTube, da Muda Cultural, realizadora do evento.

Com o objetivo de conectar as pessoas por meio da arte e da cultura, o último final de semana do Brincando na Praça aborda de forma lúdica, temas importantes como diversidade, sustentabilidade, questões sobre equidade racial e de gênero.

No sábado (31), a Cia Pelo Cano apresenta O Jardim do Imperador que conta a história de um imperador que precisa achar seu sucessor. Para isso, crianças são convocadas para cultivar sementes – aquela que fizer o melhor possível dentro de um ano, ocupará o posto. O festival também exibe o Lúdico da Cia Druw, que é inspirado na obra do pintor Wassily Kandinsky, e propõe de forma colorida e poética um passeio pelo universo de criação de uma obra de arte, onde as cores e as formas se agitam em busca de um lugar para habitarem. A Cia também apresenta o Lúdico na Dança, oficina online, que convida os participantes a adentrar o universo lúdico das cores, formas e ritmos para a criação de movimentos e deslocamentos no espaço de suas casas.



No mesmo dia, o festival exibe o Coletivo Catappum, com palhaços que se envolvem no grande mistério de descobrir quem é o responsável por fazer toda a cidade cair num sono profundo. O espetáculo traz a estética preta para o picadeiro dos palhaços, com música ao vivo, bonecos e jogos com a plateia. O sábado ainda traz uma vivência com Barbatuques, grupo que é referência mundial em música corporal, e apresenta uma maneira singular de fazer música extraindo sons do corpo. A programação também traz o espetáculo Casada Comigo Mesma, da Cia do Asfalto, que convida qualquer mulher a ser noiva, celebrando um compromisso consigo mesma.

No domingo (01/08), o Sonhatório, da Cia Truks, promete uma deliciosa viagem pela imaginação, que levará o público para áridos desertos, o fundo do mar e longínquos planeta, através de incríveis e criativos personagens feitos de guardanapos, bacias, copos, garrafas pet, sacolas plásticas, talheres e pratos. O último dia do festival também exibe o Estupendo Circo Di SóLadies, que convida o para refletir sobre as questões de gênero de forma lúdica e encantadora, por meio da arte e da palhaçaria. Já a Oficina Corpo Casa, do Dança Sem Fronteiras, traz um despertar para seu espaço e tempo com a dança. Em No Reino Da Águas Doces, Agbalá convida para uma viagem desde a nascente do rio até seu encontro com o mar, por meio das histórias e aventuras de Oxum, divindade da mitologia yorùbá.

O domingo ainda traz Jujuba e Chicote com o espetáculo Monasciclos e o grupo Tiquequê, conhecido por criar espetáculos infantis dinâmicos e simples, através da mistura criativa de linguagens artísticas.

Totalmente gratuito e online, o Brincando na Praça é uma oportunidade para conhecer de perto a produção de arte do país, por meio de conteúdos como cenários, roupas, bonecos e instrumentos. Também há danças, percussões corporais, música e atividades interativas, em que os visitantes podem aprender a confeccionar os seus instrumentos e o universo da dança de origem africana. A apresentação de todas as atividades do festival é da mestre de cerimônias Palhaça Rubra.

Neste ano, o festival que tem levado entretenimento à população no período de pandemia, conta com uma diversidade de estilos que promete agradar ao público, durante cinco encontros. O evento vai oferecer uma programação com mais de 20 atrações de várias partes do país e conta com o patrocínio da WestRock, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


PROGRAMAÇÃO

Sábado 31/07 – 15h
Atrações:
O JARDIM DO IMPERADOR - Cia Pelo Cano
LÚDICO - Cia Druw
LÚDICO NA DANÇA - Cia Druw
CATAPPUM - Coletivo Catappum
VIVÊNCIA BARBATUQUES - Barbatuques
CASADA COMIGO MESMA - Cia Asfalto de Poesia

Domingo 01/08 – 15h
Atrações:
SONHATÓRIO - Cia Truks
ESTUPENDO CIRCO DI SÓ LADIES - Circo di SóLadies
OFICINA CORPO CASA - Dança Sem Fronteiras
NO REINO DAS ÁGUAS DOCES - Agbalá Conta
MONASCICLOS - Jujuba e Chicote
TIQUEQUÊ

SERVIÇO:

FESTIVAL BRINCANDO NA PRAÇA
De 31 de julho a 01 de agosto
Classificação: Livre
Patrocínio: WestRock e Ferro+ Mineração do Grupo J. Mendes
Realização: MUDA CULTURAL
Instagram: @mudacultural