quarta-feira, 21 de julho de 2021

Após 20 anos premiado espetáculo "Olhares de Perfil - O Mito Greta Garbo" volta à São Paulo

 

Com mais de 1.800 apresentações em 320 cidades de nove países e 14 prêmios internacionais, o espetáculo OLHARES DE PERFIL – O MITO GRETA GARBO estreia dia 31 de julho, sábado, às 20h, no Teatro Commune. A peça com direção de Roberto Cordovani, que está no elenco ao lado dos atores Ruben Gabira e Alan Ferreira volta aos palcos de São Paulo após 20 anos.

 

O espetáculo escrito pela autora argentina Alejandra Guibert e pelo próprio Roberto Cordovani não é biográfico, nem um tributo à atriz sueca, que se tornou famosa por sua imagem enigmática. OLHARES DE PERFIL – O MITO GRETA GARBO usa o mito de Greta Garbo para falar sobre ambiguidade.

 

Em 1940 Greta Garbo é indicada pela terceira vez ao Oscar pelo filme Ninotchka e nesse mesmo ano a atriz desaparece da mira dos chefões da Metro Goldwin Mayer e da mídia. É nesse período, quando a atriz começa a se afastar das rodas sociais, que o enredo de OLHARES DE PERFIL – O MITO GRETA GARBO se desenrola. Na trama, o performer Gustafsson (sobrenome verdadeiro da atriz), se apresenta em um teatro off Broadway imitando Garbo, até que começam a desconfiar que ele seja na verdade a própria Garbo. Além desta ambiguidade, há o jogo duplo dos personagens que contracenam com Gustafsson, divididos entre proteger e expor o enigma.

 

Para Roberto Cordovani o espetáculo joga com a ambiguidade, não apenas com a ambiguidade sexual da mulher mais desejada do mundo nos anos 30, mas também fala sobre o outro, a problemática das relações e os amores platônicos. “Greta Garbo não podia ser personagem mais adequada para se falar sobre o homossexualismo. Ela era homossexual, mas Hollywood a apresentava como uma mulher fatal. Politicamente, tinha ideais revolucionários de esquerda, mas trabalhava para a máquina capitalista do cinema norte-americano. Até hoje se especula por que ela abandonou as telas e a vida pública em 1941, vivendo de maneira reclusa até 1990, quando morreu, em Nova York”, explica ele.

 

Novidades na temporada

OLHARES DE PERFIL – O MITO GRETA GARBO estreou em 1987 na cidade de Vigo, na região espanhola da Galícia. De lá pra cá Roberto Cordovani recebeu vários prêmios, entre eles o de melhor ator no Charrington London Fringe Awards, em Londres (Inglaterra) e no Festival de Otoño, em Madri (Espanha). A montagem também foi premiada no Fringe Special Award Edinburgh (Escócia) como melhor espetáculo.

 

Apesar do texto atemporal, a nova temporada em São Paulo traz algumas novidades. A principal é a chegada dos atores Ruben Gabira e Alan Ferreira ao elenco. Ruben, do musical Priscilla, a Rainha do Deserto e das novelas Novo Mundo e Verão 90 (TV Globo) dá vida a dois personagens (o enigmático manequim e a escritora Jane Suset) e Alan, dos espetáculos Vestido de NoivaGota D’Água e Na Medida que a Lágrima Cai interpreta o fotógrafo Jorge.

 

A peça, que traz uma estética nostálgica dos anos 40 em Nova York, apresenta um cenário minimalista em uma mescla de glamour e simplicidade. Acompanhando os tons mais escuros do cenário, o figurino – todo restaurado e modernizado – é predominantemente preto com destaque para uma criação de Coco Chanel.

 

De acordo com Roberto Cordovani, Garbo se transformou na estrela que deixa a tela em circunstâncias suspeitas perpetuadas pela sua capacidade de fascinar. “Por conta disso OLHARES DE PERFIL – O MITO GRETA GARBO é um espetáculo imagético”.

 

Sobre o elenco:

 

Roberto Cordovani

Ator, autor, diretor e produtor paulista começou a atuar com 15 anos de idade. Com mais de 45 espetáculos teatrais na carreira – Amar, Verbo IntransitivoA Dama das CaméliasO Retrato de Dorian GrayIsadora Duncan (A Revolução na Dança)OrlandoEva Péron, o espetáculo; entre outros – recebeu prêmios de melhor ator em Londres (Inglaterra), Madri e Santiago de Compostela (Espanha). Em 2016 integra o elenco do musical A Paixão Segundo Nelson – uma farsa musical brasileira, de Zeca Baleiro e no ano seguinte é convidado para a novela Novo Mundo (TV Globo) no papel do vilão Sebastião Quirino.

 

Ruben Gabira

Ator, cantor e bailarino, iniciou sua carreira em São Paulo, no musical A Chorus Line, de Michael Bennet em 1983. Desde então tem trabalhado entre Rio de Janeiro, São Paulo e Europa, com destaque para os musicais Priscilla, a Rainha do Deserto (indicado como melhor Ator ao Prêmio Bibi Ferreira) Não Fuja da Raia e De Pernas pro Ar, ao lado da atriz Cláudia Raia, Kiss me KateSe meu Apartamento Falasse e A Noviça Rebelde. Na TV Globo participou das novelas Novo Mundo (Mordomo Schultz) e Verão 90 (Elô a empresária dos Tigres Siberianos).

 

Alan Ferreira

Ator, cantor e educador, começou a atuar com 7 anos de idade e aos 18 anos iniciou seus estudos de teatro na escola Macunaíma. Atuou em Gota D'Água, de Chico Buarque; Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues; A Dama das Camélias, ao lado do ator Roberto Cordovani; e na ópera La Bhoème, de Giacomo Puccini. Integrou o elenco de diversos curtas metragens e atualmente é educador na Escola de Teatro Novo Mundo, em Santo André.

 

 

Para roteiro:

 

OLHARES DE PERFIL – O MITO GRETA GARBO

Estreia dia 31 de julho, sábado, às 20h, no Teatro Commune.

 

Texto – Alejandra Guibert e Roberto Cordovani. Direção – Roberto Cordovani. Elenco – Roberto Cordovani, Ruben Gabira e Alan Ferreira. Figurino – Acervo C.I.T Arte Livre. Restauração Figurino – Suely Portela. Visagismo – Anderson Bueno. Cabelos – Fabiano Monreal. Sobrancelhas – Juliana Monreal. Trilha Sonora e Iluminação – Roberto Cordovani. Mixagem – Bruno Portela. Responsável Técnico e Supervisão da Temporada – Victor Nunes. Administração do Projeto – Michelle Gabriel. Assistente – Felippe Limonge. Designer Gráfico e Foto Cartaz – Bruno Portela. Fotografias de Cena e Vídeos – Marisa Pereirinha. Videomaker – Tácio Murillo. Mídias Sociais – Rita Malot. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta.

 

Temporada – Até 17 de outubro, sábados às 20h e domingos às 19h (sessões presenciais). Ingressos – R$ 60,00 e R$ 30,00 (meia-entrada) a venda no sympla.com.br (60 ingressos disponíveis por sessão respeitando as normas do Plano SP). Reservas pelo telefone (11) 97768-8263 (as reservas precisam ser retiradas com 45 minutos de antecedência do início do espetáculo). Duração – 80 minutos. Recomendado para maiores de 16 anos.

Instagram – @olhares_de_perfil.

 

TEATRO COMMUNE – Rua da Consolação, 1218. Telefone (11) 98867-2218. Bilheteria – Abre uma hora e meia antes da apresentação.