sábado, 31 de julho de 2021

​Acolhe Vida Recife proporciona banho e escuta à população em situação de rua na Praça do Derby

 

Com o intuito de reforçar a higiene pessoal, sobretudo, diante da pandemia, a unidade móvel do Projeto Acolhe Vida estacionou na Praça do Derby, área Central do Recife, para atender a população em situação de rua e usuária de drogas nesta sexta-feira (30). A ação é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod). O Projeto Acolhe Vida faz parte do Sistema MAIS Recife e prevê unir ações de prevenção, cuidado e inserção social junto a pessoas vulneráveis que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas.

Inaugurada em 2019, a unidade móvel do Acolhe Vida Recife passou a contar com o incremento de um trailer desde o início da pandemia na cidade. O serviço funciona como área de higiene e asseio pessoal, e visa atender todas as regiões da cidade. A partir da ação desta sexta-feira, o projeto passará a contar com o apoio permanente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que irá fornecer caminhão pipa para o banho e água potável de produção própria.

“Estávamos neste mesmo ponto há 15 dias e voltamos hoje porque as pessoas pediram. Dessa forma, é inegável que a ação cumpre o objetivo de levar dignidade às pessoas mais vulneráveis, além de reforçar, diante da pandemia, a importância da higiene pessoal”, reforça Ana Karla Andrade, secretária executiva de Políticas sobre Drogas do Recife.

ACOLHE VIDA MÓVEL - A unidade móvel do Acolhe Vida Recife já atendeu mais de 4 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos. A ação consiste em um micro-ônibus que leva o atendimento de prevenção, cuidado e inserção realizado pela Sepod para pontos com maior demanda de usuários de álcool e outras drogas. O projeto Acolhe Vida propõe atendimento baseado nos vínculos do usuário, da família e da comunidade e visa promover o cuidado especializado através da escuta qualificada e acompanhamento individual, assim como a realização de encaminhamentos para as redes de serviços.

lmprensa Recife