segunda-feira, 12 de julho de 2021

Três Ações de Cidadania ocorrem no Agreste

 

Lagoa do Ouro, Garanhuns e Barra de Guabiraba vão receber Ações de Cidadania do Programa Governo Presente. Os eventos levam serviços na área de atualização de documentos, serviços de saúde, de assistência social e muito mais. Em Lagoa do Ouro a Ação será nesta terça-feira (dia 13), em Garanhuns na quarta (dia 14) e em Barra de Guabiraba na quinta-feira (dia 15). A Ação é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, em parceria com as prefeituras municipais.

Em 2021, os eventos ocorreram em 17 municípios, com mais de 56 mil atendimentos gerais em todas as regiões do Estado, de Araripina ao Cabo de Santo Agostinho, passando por Caruaru e Sirinhaém. As ações seguem todos os protocolos para a proteção individual e coletiva. Os serviços são agendados para organizar o atendimento sem aglomerações ou formação de filas. O acesso ao evento só é liberado depois de aferida a temperatura. O uso de máscara de proteção e o distanciamento social são obrigatórios. Dispensadores de álcool são colocados em diferentes pontos. Quem não possuir máscara, receberá uma, gratuitamente, pela operação Pernambuco pela Prevenção.

O serviço mais procurado é o de emissão de carteiras de identidade. Todo o processo é totalmente eletrônico, com scanners e outros sensores para a coleta dos dados biométricos. A emissão da primeira via da identidade é gratuita. Antes da emissão da segunda via, é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 24,36.

O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos estará presente para quem quiser solicitar nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. Outro documento importante que também estará disponível na Ação é o CPF. Quem precisar do documento será atendido.
A Compesa participa da Ação de Cidadania com um posto avançado. É possível fazer renegociação de débitos e obter informações sobre a tarifa social da companhia de água. O Detran terá uma unidade móvel e também estará prestando esclarecimentos e serviços referentes à autarquia.

As Ações de Cidadania terão serviços para quem quiser ficar em da com a saúde, como aferição da glicemia e da pressão arterial. Todos os eventos têm área de assistência social, para atualização de cadastros (como o CAD Único e Bolsa Família, por exemplo). Também informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, sobre o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

É necessário fazer o agendamento com antecedência. O agendamento pode ser no próprio município (veja local, abaixo) ou através do site PE Cidadão. Pela internet, escreva www.pecidadao.pe.gov.br e clique em agendamento. Depois é só escolher o município que você será atendido. As ações são eventos de forma rotineira. Em 2020, apesar da suspensão necessária no período mais rigoroso da pandemia, foram realizados dezena de milhares de atendimentos, com a oferta média de 60 tipos de serviços e difusão de informações do Governo do Estado e das prefeituras parcerias em cada evento. A Ação de Cidadania é parte do Programa Governo Presente. Toda a articulação é da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

Ação de Cidadania Lagoa do Ouro
Terça-feira, dia 13 de julho
Das 8h às 12h
Colégio Municipal Jandira Pedrosa
Rua Capitão Amador Monteiro, s/n. Centro

Ação de Cidadania em Garanhuns
Quarta-feira, dia 14 de julho
Das 8h às 12h
Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA)
Av. Caruaru, 508, São José

Ação de Cidadania em Barra de Guabiraba
Quinta-feira, dia 15 de julho
Das 8h às 12h
Escola Professora Francisdete Tenório de Holanda Silva
Praça Carlos Augusto Alves de Araújo, s/n, Nova Esperança

Com informações do jornalista Celso Calheiros