sexta-feira, 19 de maio de 2023

"Devolve a chave!"

BRASÍLIA TEIMOSA

Diretoria eleita realiza ato pela Democracia, neste sábado (20)

A Diretoria eleita do Conselho de Moradores de Brasília Teimosa realiza, neste sábado (20), às 16h, na Rua Arabaiana, principal rua de comércio da comunidade, um Ato pela Democracia, com a insígnia: “Devolva a chave.” A mobilização que vai contar com batuque de maracatu do Cepoma e da Turma do Flau, representa o desejo da comunidade de seguir adiante na trajetória de luta pela melhoria da qualidade de vida para todos, garantindo a posse de fato e de direito da Diretoria eleita em abril passado.

No dia 30 de abril, numa eleição para renovação da diretoria do Conselho de Moradores, que já tinha sido adiado por um ano, a Chapa 2 – Muda Brasília Teimosa sagrou-se vencedora com 1.341 votos. A vitória teve um gosto ainda maior pelo fato de a oposição só ter tido uma semana de campanha, enquanto o presidente derrotado, no poder há 17 anos, fazia campanha todos os dias com seu carro de som e usando a estrutura do Conselho de Moradores.

A eleição está na Justiça, sob a análise da 31ª. Vara da Justiça de Pernambuco. Em recente despacho, respondendo ao requerimento do presidente derrotado, pedindo a impugnação das eleições, a Juíza substituta, Dra. Andréa Duarte Gomes, respondeu: ...”Não tendo o peticionante comprovado a existência de fraude na eleição e embasando seu requerimento em possibilidade de existência de fraudes não vejo como acolher seus pleitos”...

O “Ato Devolva a chave” vai lembrar a decisão do povo brasileiro de ter a Democracia como pilar da nossa sociedade. Cadê a chave? é a principal pergunta dos moradores de Brasília Teimosa. Indignada com a falta de respeito do presidente derrotado pela democracia e pelos moradores que, por maioria de 290 votos, 12% a mais que a chapa do derrotado, garantiu a vitória da oposição e não se cansam de fazer a pergunta: Cadê a chave? Eles já começam a especular: O que tem escondido? Qual o medo do derrotado?

A comunidade também resgata a história de luta da comunidade que, através do Conselho de Moradores, conquistou o direito de morar na beira do mar e perto do centro da cidade, repelindo o Iate Clube do Recife, garantiu a sua Praia do Buraco da Velha; fez a Prefeitura executar o projeto Teimosinho, feito pela comunidade e trouxe, escolas, creches e postos de saúde.

Os manifestantes também vão reclamar a necessidade de a Prefeitura do Recife abrir discussão com a comunidade de todas as intervenções a serem feitas no seu território, principalmente a obra de requalificação da beira mar na Av. Brasília Formosa.