sexta-feira, 19 de maio de 2023

Ação no Parque da Jaqueira sobre a Doença Celíaca - Maio Verde


Maio Verde é o mês de conscientização da Condição Celíaca. E, para alertar a sociedade sobre a gravidade da doença, a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), através da Associação Pernambucana de Gastroenterologia (APG), promove uma ação no próximo dia 21 de maio (domingo), das 9h às 11h, no parque da Jaqueira, no Recife.

"A doença celíaca é uma condição autoimune, crônica, desencadeada pela exposição ao glúten, um conjunto de proteínas presentes no trigo, cevada e centeio, em indivíduos geneticamente predispostos. Embora a aveia em seu estado natural não contenha glúten, em alguns países, como no Brasil, pode haver contato com o trigo no momento do processamento, levando à contaminação cruzada. É importante esclarecer a população sobre as dificuldades enfrentadas pelos portadores desta condição, desde o diagnóstico até o controle da doença” destaca a presidente da APG, a gastroenterologista Graciana Vasconcelos.

A iniciativa do dia 21 de maio vai contar com a presença de nutricionistas, gastroenterologistas adultos e pediatras que vão debater sobre o problema. Participam também, pacientes do Coletivo de Celíacos de Pernambuco, um movimento que busca os direitos dessa comunidade.

"Será um encontro interativo para troca de informações e experiências. Algumas questões como falta de informações adequadas no rótulo dos alimentos e medicamentos, assim como o limite de glúten permitido por lei para que o alimento seja considerado isento de glúten precisam ser debatidos,” explica a médica.

Estima-se que mais de 2 milhões de brasileiros sejam celíacos. O diagnóstico pode ocorrer em qualquer idade e quanto maior o tempo de exposição ao glúten, maiores os riscos de complicação. Assim, o diagnóstico precoce é fundamental para que o acompanhamento seja iniciado o mais rápido possível. Embora os sintomas mais comuns estejam relacionadas ao trato digestivo, ele pode se apresentar de várias maneiras, podendo assim ser considerada uma doença multissistêmica.