quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Recife leva ação de testagem de covid-19 para comunidades

 

A Prefeitura do Recife vai oferecer testagem para a covid-19 em seis localidades da capital, nesta quarta-feira (1º). Os testes serão ofertados, das 8h às 16h, na Estação de Metrô Joana Bezerra (São José); no Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha); Buraco da Velha – Polo da Academia da Cidade (Brasília Teimosa); Conselho de Moradores do Alto Santa Izabel (Casa Amarela); Associação dos Moradores do Barro (Barro); e no Mercado de Nova Descoberta (no bairro de mesmo nome).

O objetivo principal da ação, que está dentro do Programa TestaPE, do Governo de Pernambuco, é contribuir para a redução da transmissão da doença, a partir da detecção de novos casos. Qualquer pessoa pode fazer o teste, basta apresentar um documento de identificação. O resultado fica pronto em até 30 minutos.

Desde o início da ação, na segunda-feira (30), já foram realizados 1.210 testes, dos quais 38 tiveram resultados positivos.

Na primeira etapa, os testes serão aplicados, por equipes volantes da saúde, em locais de grande circulação de pessoas - como mercados públicos, estações de metrô, escolas municipais - e em pontos de vulnerabilidade social de 22 localidades, que foram selecionadas a partir da análise de critérios como Índice de Desenvolvimento Humano, cobertura vacinal e cobertura de Estratégia de Saúde da Família.

Os casos positivos estão sendo cadastrados no Atende em Casa para telemonitoramento e identificação dos contatos da pessoa infectada. Se as equipes de saúde identificarem pessoas com sintomas respiratórios e o teste de antígeno der negativo, será feito agendamento no local para a realização do RT-PCR (teste padrão ouro para detecção do vírus ativo), por meio do Atende em Casa.

Durante a ação, os profissionais da Sesau também farão abordagens educativas sobre a importância da vacina anticovid, e as pessoas que não tiverem recebido nenhuma dose ou não tiverem o esquema vacinal completo poderão agendar, através do Conecta Recife, para tomar a dose.

TESTAGEM COVID-19 – QUARTA-FEIRA (1º):

- Estação de Metrô Joana Bezerra - São José;
- Compaz Eduardo Campos - Alto Santa Terezinha;
- Mercado de Nova Descoberta – em Nova Descoberta;
- Conselho de Moradores do Alto Santa Izabel - Casa Amarela;
- Associação dos Moradores do Barro - Barro;
- Buraco da Velha – Polo da Academia da Cidade - Brasília Teimosa;


lmprensa Recife