terça-feira, 6 de abril de 2021

Perda de sensibilidade nas mãos pode esconder doença grave

 

Com a mão realizamos tarefas de extrema precisão, conhecemos e percebemos a extensão, a temperatura, a forma, a consistência de algo ou de alguém. Para cumprir essas funções, a mão conta com uma estrutura complexa. E, assim como qualquer membro, está sujeita a lesões tão severas que podem levar à sua incapacidade funcional.

Entre essas lesões está a Síndrome do Túnel do Carpo, uma perturbação das funções do sistema nervoso de maior incidência na mão. A dormência de uma das mãos à noite é um dos primeiros sinais da STC e um dos mais negligenciados.

As doenças das mãos costumam ser deixadas de lado pelos pacientes que acreditam que aquela dor que sente é uma bobagem e que irá melhorar. A tendinite nas mãos e punhos é outro problema muito negligenciado por parte dos pacientes e que pode se agravar a ponto de se tornar um problema que só será resolvido após uma intervenção cirúrgica.

Caso a pessoa sofra um acidente ou uma fratura na mão é importante procurar um atendimento de urgência ortopédica, visando que desde o primeiro atendimento seja tratado por especialistas e dessa forma aumentar as chances de sucesso do tratamento posterior.

Segundo o ortopedista e cirurgião de mão Fábio Couto (foto) quando o primeiro atendimento já é feito por um ortopedista especialista em mão, certamente a fratura ou outro problema ocasionado pelo acidente poderá ser corrigido desde os primeiros cuidados porque o especialista em mãos une todas as habilidades para tratar clínica e cirurgicamente as estruturas das mãos até os cotovelos. Ossos, articulações, tendões, vasos, nervos e até mesmo a questão estética da pele onde houve o acidente poderão ser recuperados por um profissional que se capacitou para isso.