sábado, 4 de abril de 2020

Compesa trabalha para manter os serviços essenciais de esgotamento sanitário

Garantir os serviços essenciais de esgotamento sanitário na Região Metropolitana, em época da pandemia da Covid-19, está no foco da Compesa e da BRK Ambiental, empresa parceira no Programa Cidade Saneada. A operação de todos os sistemas e serviços de manutenção não sofreram descontinuidade, devido à importância do saneamento para a saúde e a qualidade de vida da população. 

Para que os serviços não sofressem descontinuidade, foram reforçadas medidas de segurança relacionadas à higienização de veículos e de todos os equipamentos, em prol da saúde e do bem-estar dos profissionais e, consequentemente, da população. “O saneamento básico é um serviço essencial para a população, além de também ser fundamental no combate da proliferação do coronavírus e outros vetores que afetam a saúde da população. Estamos na rua por vocês, fiquem em casa por nós”, ressalta o diretor de Novos Negócios da Compesa, Flávio Coutinho. 

“A BRK Ambiental mantém as equipes em campo para garantir o funcionamento dos sistemas de coleta e de tratamento de esgoto. O trabalho desses profissionais, incluindo as equipes de diagnóstico de rede, serviços de manutenção, operadores de estações de tratamento, é fundamental especialmente neste momento em que muitas pessoas estão em casa”, afirma a diretora da BRK Ambiental, Ana Carolina Farias. Ela adianta que continuará com as ações preventivas nas redes coletoras de esgoto na RMR e as solicitações devem ser feitas pelos canais digitais (App Compesa Mobile ou Agência Virtual no site da Compesa) e o 0800 081 0185, que funciona 24 horas.

CONSUMO CONSCIENTE – A Compesa aproveita para ressaltar, ainda mais, a necessidade de atenção ao consumo consciente de água e aos cuidados com as redes de esgoto neste período atípico. A contribuição dos consumidores ajuda a garantir a eficiência das operações. Para Flávio Coutinho, com a permanência das pessoas por mais tempo em casa, devido às recomendações de entidades médicas para evitar aglomerações e deslocamentos que não sejam essenciais, é fundamental evitar o desperdício de água. “Um exemplo é a redução do tempo do banho, pois uma ducha de 15 minutos com o registro aberto gasta, em média, 135 litros de água. Já um banho de 5 minutos, com a torneira fechada enquanto se ensaboa, diminui a média de consumo para 45 litros”, pontua.

Outro ponto que requer cuidado é a rede de esgoto. É importante reforçar que as redes não foram projetadas para transportar lixo e que a má utilização pode causar transtornos a todos. Por isso, a empresa reforça cuidados como não jogar restos de comida e lixo nas tubulações, além de lembrar que o acúmulo de fios de cabelo e óleo de cozinha estão entre os principais responsáveis pelo entupimento das redes de esgoto, portanto, é preciso dar a eles o destino adequado. “Cuidados como esses ajudam a reduzir a necessidade de manutenções, com eventuais paralisações do fornecimento dos serviços”, completa Coutinho.

Imprensa Compesa