segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Semana do Idoso em Caruaru

Nesta semana em que antecede o Dia do Idoso, comemorado na próxima segunda-feira, 1º de outubro, para aqueles que possuem idade igual ou superior a 60 anos, a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, estará promovendo diversas ações alusivas à data que marca o dia em que o Estatuto do Idoso entrou em vigor (Lei nº 10.741/2003). O cronograma da Semana Nacional e Municipal do Idoso iniciou nesta segunda-feira (24), em Caruaru, com uma palestra sobre alimentação saudável e qualidade de vida ministrada pela nutricionista Maria Cristiane Vilela. O cantor Benil proporcionou um momento musical para os participantes que não pouparam energia e entraram na dança.

O rápido envelhecimento da população brasileira e o aumento da expectativa de vida para 75 anos deram maior visibilidade ao público idoso, o que exige redefinição das políticas públicas. Diante disso, é que a coordenadora de Promoção da Pessoa Idosa, Sonia Ramos, elaborou, com muito carinho, a programação especial para esta semana. “A palestra de hoje foi muito bem recebida pelos idosos que se interessaram pelo assunto que tem a ver com a melhoria da qualidade de vida deles. Os participantes já estão na expectativa para as demais atividades que irão acontecer no decorrer da semana”, destacou Sônia.

Nesta terça-feira (25) as ações serão concentradas no Marco Zero com informações sobre DST’s, distribuição de preservativos, aferição de pressão, teste de glicemia, fisioterapia e ginástica laboral, das 08h às 11h. O momento será também para celebrar a vida com a música da Banda Vida Nova, formada por pessoas idosas, que fará uma apresentação especial. Na quarta-feira (26), vai ser um dia dedicado à beleza da terceira idade, com oferecimento de corte de cabelo para homens e mulheres, design de sobrancelha e maquiagem, além de ensaio fotográfico, tudo de graça. Vai ser no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Irmã Werburga Schaffrath, aberto ao público idoso, das 08h às 12h. A programação da semana prevê também ações em diversos espaços e uma tarde dançantes no Rotary Sul.


Para Maria Eunice de Albuquerque, secretária executiva do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Caruaru, o estatuto que completa 15 anos em 2018 trouxe grandes avanços. “É uma data que deve ser comemorada com grandeza de espirito por toda sociedade brasileira. O estatuto trata de uma série de compromissos legais que, se cumpridos, deverão melhorar o destino da humanidade. Discriminar ou negligenciar a pessoa idosa é crime”, frisou dona Eunice.

Imprensa Caruaru

Data
Atividade
24/09
Segunda-feira
8h30min às 9h30min
Local: Auditório do Empresarial Maria do Carmo Maciel Santos


9h40min às 10h40min

Palestra sobre Alimentação saudável e qualidade de vida.
Palestrante: Nutricionista Maria Cristiane Vilela.





Apresentação do cantor Benil

25/09
Terça-feira
Local: Marco Zero
8h às 11h
Atividades/serviços: informações sobre DST; distribuição de preservativos; aferição de pressão; teste de glicemia; fisioterapia e ginástica laboral.
Apresentação da Banda Vida Nova, formada por pessoas idosas.

26/09
Quarta- feira
8h às 12h
Local:
Centro de CFV
Irmã Verburga

Dia Da Beleza: manhã de corte de cabelo para homens e mulheres; design de sobrancelha e maquiagem.

Ensaio fotográfico
               27/09
Quinta-feira
8h às 12h
          

                14h às
            16h40min
Local: Auditório do Colégio Diocesano
Atividades com oferta dos serviços: aferição de pressão; teste de glicemia; fisioterapia nos CRAS Rurais


Palestra/Debate: “Os desafios do Envelhecimento Populacional Brasileiro e a Política Pública para o Idoso” - Palestrante: Renata Guedes, Psicóloga e Coordenadora do Programa Humanidade – SDSCA-PE

28/09
Sexta-feira
15h às
18h
Local: sede do Rotary Sul
                                
Tarde dançante na sede do Rotary Sul
1º/10
9h às 11h
Local:Casa das Juventudes

Roda de Diálogo sobre “O Idoso como Mestre e Aluno das Novas Gerações”
Sônia Ramos – Coordenadora de Promoção da Pessoa I

Nenhum comentário:

Postar um comentário