As crianças do Condomínio Recanto das Laranjeiras, em Caruaru, agora têm um espaço pensado especialmente para elas. A Área PIPA, desenvolvida pelo Instituto Primeira Infância Plantar Amor (PIPA) em parceria com a Viana & Moura, foi projetada para estimular aprendizado, convivência e protagonismo infantil na organização e preservação do ambiente.
As residências do Recanto das Laranjeiras foram subsidiadas pelo Minha Casa, Minha Vida e pelo programa Morar Bem, do governo de Pernambuco. A entrega oficial aconteceu nesta segunda- feira (10), com a presença do Ministro das Cidades do Brasil, Jader Filho, da vice-governadora Pricila Krause , do empresário Pedro Ivo Viana Moura e do diretor-executivo do Instituto PIPA, Rogério Morais. “Esse é um dia feliz, porque quando trabalhamos junto com o governo estadual, federal e municipal, conseguimos realizar o sonho da casa própria e ainda gerar emprego e renda”, afirmou o ministro.
O diretor executivo do Instituto PIPA, Rogério Morais, destacou que a criação do espaço atende a uma necessidade dos próprios moradores e reflete um compromisso com a qualidade de vida no território."Esse investimento não apenas atende a uma demanda expressa pelos próprios moradores da região, mas também reflete uma visão de urbanidade e preocupação em tornar o território um lugar melhor para todos conviverem e desfrutarem de uma melhor qualidade de vida", afirmou Morais.
O projeto da Área PIPA foi inspirado na iniciativa internacional Urban95, promovida pela Fundação Bernard van Leer, que busca incluir a perspectiva das crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, na mobilidade e nos serviços públicos. A ideia é garantir que as cidades sejam pensadas para todas as idades, estimulando um ambiente seguro, inclusivo e propício ao desenvolvimento infantil.
Segundo Morais, o espaço foi cuidadosamente projetado para que a brincadeira seja uma experiência de aprendizado e cidadania. "A Área PIPA é um local onde a brincadeira se transforma em aprendizado e cidadania. Aqui, as crianças podem sugerir melhorias, criar novas atividades e ajudar na organização do espaço, promovendo um senso de pertencimento e colaboração", explicou.
Para fortalecer a participação ativa das crianças na manutenção da Área PIPA, o condomínio criou o programa Criança Guardiã da Área PIPA. A partir dos quatro anos de idade, os pequenos podem se candidatar ao cargo de guardiões do espaço. Com o auxílio de seus responsáveis, participam de uma votação e assumem a missão de proteger e organizar a área, além de propor atividades que incentivem a interação e a diversão. "Na Área PIPA, brincar e cuidar andam juntos! O espaço incentiva valores como respeito, inclusão e preservação do meio ambiente, além de garantir que a infância seja vivida com alegria e segurança", destacou Morais.