sábado, 13 de março de 2021

IPA lança cartilha com orientações sobre selo arte para derivados do leite

A Extensão Rural do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) produziu e disponibiliza uma cartilha sobre o selo arte para derivados do leite. É mais uma publicação da série Juntos na Construção do Conhecimento. A produção tem como objetivo informar aos produtores sobre como obter o Selo Arte, que permite a comercialização do doce de leite, da manteiga de garrafa, do queijo manteiga e do queijo coalho, dentro do território nacional, desde que a produção seja feita obedecendo às boas práticas agropecuárias e de fabricação.

Para legalizar a venda de produtos de origem animal, feitos de forma artesanal, foram publicadas várias leis e portarias até que se conseguiu chegar a um senso comum com a Instrução Normativa nº 73 de 23 de dezembro de 2019, que regulamentou as Boas Práticas Agropecuárias destinadas aos produtores rurais fornecedores de leite para a fabricação de produtos lácteos artesanais, necessárias à concessão do selo arte.

O IPA, além de capacitar os produtores, emite o Laudo de Aptidão ao Selo Arte. O diretor de Extensão Rural, Luís dos Anjos, destacou os trabalhos de cooperação do IPA junto aos agricultores familiares. “É importante a divulgação nas redes sociais, nas organizações que atuam nos municípios, e principalmente para grupos de agricultores e agricultoras com interesse na temática”, disse.

O texto foi produzido por Neyse Cibelle, Médica Veterinária do Departamento de Assistência Técnica, a ilustração é de Maviael Fonseca de Castro (@maviaelfonseca) e de Suzana Serafim do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural – DEAT.

lmprensa lPA