sábado, 13 de março de 2021

Festival Virtuosi estrela nesta terça(16) com programação gratuita

 

Abrindo a programação do Festival Virtuosi, estreia nesta terça-feira (16) Virtuosi Diálogos Virtuais, projeto do festival que traz uma série de debates, que exploram os temas “Falando de música a partir do Som e Elementos do Discurso Musical”, “Traçando a evolução da Música a partir da História e Estética Musical” e “Como ouvimos Música hoje? Desafios da escuta e compreensão no século XXI”. As inscrições são completamente gratuitas e podem ser feitas através do www.virtuosi.com.br. Os debates ocorrem até a quarta-feira (18), sempre das 19h às 21h, ao vivo, sob o comando do Professor Sergio Barza.

Graduado em Música-Licenciatura pela UFPE, Sergio Barza é professor do Conservatório Pernambucano de Música, ministrando as cadeiras de Análise Musical, Harmonia, Prática Interpretativa, História da Música e História da Música Popular Internacional. Sérgio também foi regente de diversos grupos ligados ao Conservatório Pernambucano de Música e regeu diversas vezes, como convidado, a Orquestra Sinfônica do Recife e o Grupo de Percussão do Nordeste. Atualmente é o regente da Orquestra de Rock do CPM.

A programação abre na terça-feira (16), com a roda de conversa online Falando de Música a partir do Som e dos Elementos do Discurso Musical, que abordará a compreensão da música através de elementos formadores do discurso musical, sejam eles sonoros, formais ou temporais.

Na quarta-feira (17) é a vez de lançar luz sobre a evolução da música, a partir de elementos estéticos e sonoros de cada período, com a palestra, Traçando a Evolução da Música a partir da História e da Estética Musical.

O Virtuosi Diálogos encerra na quinta-feira (18), com o debate Como ouvimos Música hoje? Desafios da escuta e compreensão no Século XXI, que discutirá sobre técnica, atenção e entendimento.


SERVIÇO:
VIRTUOSI DIÁLOGOS ESTREIA NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA
De terça (16) à quinta-feira (17), das 19h às 21h
Gratuito
Apresentação: Lei Aldir Blanc, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco; Prefeitura do Recife
Incentivo: pelo Sistema de Incentivo à cultura, da Prefeitura Municipal do Recife
Patrocínio: STN , Excelsior Seguros, Uninassau
Produção: CODA
Realização: Virtuosi, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
Informações: 3203 6023