Os recifenses que estão em débito com a Celpe, Compesa, empresas de telefonia (Tim, Claro, Vivo e Oi) e com os bancos Santander, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil vão poder renegociar esses passivos por meio do Procon Recife sem precisar sair de casa. A partir de amanhã (10) até o dia 25 de junho, será aberto um cadastro para os consumidores, que deverá ser analisado e agendado pelo órgão municipal junto à empresa responsável, entre 5 e 30 de julho. Podem participar da negociação os consumidores cujas dívidas já estão vencidas e reconhecidas no SPC e Serasa.
Para participar do mutirão, basta acessar o site do órgão municipal de defesa do consumidor (https://procon.recife.pe.gov.br) e preencher o formulário que se encontra disponível no banner da página principal referente à instituição desejada. É obrigatório que o consumidor anexe a carta de inscrição de protesto e informe corretamente os seus dados, pois eles facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições participantes.
Através do e-mail cadastrado no formulário, o consumidor selecionado será informado da data e horário do atendimento, que acontecerá virtualmente entre o consumidor, o Procon Recife e representante da respectiva empresa contratada através de videoconferência.
O Procon municipal ressalta que o mutirão é exclusivamente para dívidas vencidas e reconhecidas em SPC e Serasa, e não para se discutir se o consumidor tem ou não o débito. Isto porque as condições de pagamento e tempo de resolução variam de acordo com a complexidade da dívida. O Órgão também avisa que o valor dos descontos das dívidas serão estudados caso a caso.
A iniciativa do Procon Recife visa ajudar os recifenses no restabelecimento do seus equilíbrios financeiros, mantendo seus nomes limpos e longe de qualquer inscrição em cadastro de proteção ao crédito, ganhando contornos ainda mais importantes em cenário de pandemia e de readequação do orçamento familiar.
“Vivenciamos um momento economicamente desafiador, e o orçamento de muita gente está cada vez mais comprometido. Dessa forma, as dívidas começam a ficar em segundo plano. O mutirão, no entanto, estabelece uma chance de o consumidor renegociar as dívidas, de um recomeço, resgatando a sua cidadania”, avalia o secretário-executivo de Defesa do Consumidor, Pablo Bismack.
Ainda segundo Bismack, a internet torna-se fundamental neste momento como recurso para a renegociação dos passivos. “Muitos consumidores que têm dívidas não procuram os credores ou o Procon por puro constrangimento com a situação, e o processo realizado de forma online é capaz de quebrar essa barreira. Além disso, o processo remoto também favorece ao distanciamento social tão necessário nesta pandemia.”
Entre os dias 5 a 9 de julho, a previsão é que sejam realizados 200 atendimentos para negociação de dívidas com a Celpe; de 12 a 16 de julho, 150 atendimentos com a Compesa; de 19 de julho a 23 de julho, 500 atendimentos com os bancos; e de 26 a 30 de julho, 200 para as empresas de telefonia.
A população pode acionar o Procon Recife pelos emails procon@recife.pe.gov.br (dúvidas), denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br (denúncias), pelo site procon.recife.pe.gov.br, e pelo fone 0800 281 1311. Por conta da pandemia, o Órgão aconselha que o consumidor dê preferência aos canais não presenciais.
lmprensa Recife