quarta-feira, 9 de junho de 2021

Barreiros recebe serviços públicos em nova Ação de Cidadania

 

A população de Barreiros terá Ação de Cidadania, nesta quinta-feira (dia 10). O evento representa um mutirão de serviços públicos, difusão de políticas e aproximação do Estado e do município com a sociedade. A Ação é parte do Programa Governo Presente. São serviços como emissão de carteiras de identidade, de CPF, novas vias para as certidões de nascimento, de casamento e de óbito, além de testes para detectar Covid-19, importantes no momento atual.

A Ação de Cidadania mantém todos os cuidados em relação à saúde dos cidadãos. Os atendimentos são agendados com antecedência pelo site PE Cidadão e também na Praça Barão de Jindaí, no município. O agendamento serve para organizar o atendimento e evitar formação de filas. O ingresso na Ação só é liberado depois de aferida a temperatura do corpo. É obrigatório o uso de máscara de proteção e o distanciamento social é organizado. Em diferentes pontos no evento, haverá dispensadores de álcool em gel em local acessível. O uso de máscaras é obrigatório. Quem não possuir máscara, receberá uma, gratuitamente, pela operação Pernambuco pela Prevenção.

A emissão de carteiras de identidade é totalmente eletrônica. A tinta nos dedos foi substituída por scanners. Toda a coleta de dados biométricos é feita por aparelhos eletrônicos. A emissão da primeira carteira é gratuita e a partir da segunda via é necessário pagar taxa de R$ 24,36, através do documento para pagamento (DAE). A guia para pagamento pode ser gerada no site PE Cidadão.

O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos estará disponível para quem quiser solicitar nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. Outro documento importante que também terá emissão na Ação é CPF. Quem precisar fazer o cadastramento no CAD Único, precisar da Carteira de Idoso ou quiser a Carteira de Reservista, poderá ser atendido na Ação de Cidadania.

O evento dissemina informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, sobre o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

A Ação de Cidadania é, também, uma oportunidade para cuidados com a saúde. Além do teste para covid-19 (por SUAB), haverá aferição de temperatura do corpo, da pressão, teste rápido para glicemia, sífilis e HIV.

O agendamento pode ser feito de duas formas: na Praça Barão de Jindaí, em Barreiros ou no site PE Cidadão (www.pecidadao.pe.gov.br), onde a pessoa deve clicar em “agendamento”.

As ações são eventos que ocorrem todos os sábados e nos dias de semana. Na terça-feira, foi dia de Ação em Sirinhaém. As próximas Ações de Cidadania estão agendadas para cidades do Cabo de Santo Agostinho, Bom Jardim, Moreno e Paulista.

Em 2020, apesar da suspensão no primeiro momento da pandemia, foram realizados mais de 59 mil atendimentos gerais, com a oferta média de 60 tipos de serviços e difusão de informações do Governo do Estado e das prefeituras parcerias em cada evento, além da constante participação da Defensoria Pública de Pernambuco. A Ação de Cidadania é parte do Programa Governo Presente. Toda a articulação é da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

Ação de Cidadania em Sirinhaém
Quinta-feira, dia 10 de maio, das 8h às 12h.
Escola Municipal José Canuto
Rua Ayres Belo, sem número, Centro
Barreiros

lmprensa Secretaria de Prevenções