Para estimular a geração de conhecimento, ciência e tecnologia no município, o Inova Paulista, uma proposta que procura soluções a desafios sobre sustentabilidade, saúde e energia limpa atrelados ao setor fitness, está sendo lançada pela iniciativa privada para premiar o protagonismo estudantil da rede municipal de ensino. O projeto conta com o apoio das secretarias de Desenvolvimento, Econômico, Agropecuária e Pesca; Educação e Executiva de Ciência e Tecnologia.
No encontro de trabalho, que foi realizado nesta quinta-feira (26.10), na sede do órgão de economia da cidade, os sócios diretores franqueados da SkyFit em Paulista apresentaram detalhes da ideia.
“Estamos aportando no município de Paulista. Escolhemos a cidade para a instalação de nossa primeira franquia na região. Devemos abrir no mais tardar em abril do próximo ano. Dentro desse processo, temos uma filosofia de premiar ideias e soluções aplicáveis a desafios lançados no setor fitness, formuladas por jovens estudantes da rede municipal. Com isso, promovemos a criação de ciência e tecnologia na cidade e incentivamos a criação de cases de sucesso. Estamos gratos pela oportunidade de realizar este trabalho em Paulista e pelo apoio apresentado pela gestão municipal”, disse o sócio diretor do empreendimento, Renato Torres.
Também sobre o assunto, o CEO do Grupo Lundgren, Eduardo Lundgren, que também é sócio do empreendimento, afirmou que as ações que englobam o projeto são extremamente relevantes. “Temos uma identificação de décadas com a cidade. Hoje os negócios não têm apenas um objetivo comercial e sim objetivos que tragam felicidade e bem-estar às pessoas e que atraiam desenvolvimento, educação, ciência, tecnologia, sustentabilidade e preservação ambiental, fazendo a juventude participante ativa disso. Agradecemos muito a atenção prestada pelas secretarias envolvidas e convidadas ao projeto”, afirmou o empresário.
No mesmo sentido, a gerente de Espaços Ampliados de Aprendizagem da Secretaria de Educação, Regina Trindade, destacou a relevância da iniciativa. “Estamos muito felizes por participar deste momento. Vamos organizar com os empreendedores as diretrizes do edital do prêmio para que as escolas municipais possam concorrer entre si e abordem soluções aplicáveis aos desafios lançados pelas empresas em seu ramo de atuação. Agradecemos ao setor privado por isso”, destacou.
“As soluções e desafios que uma cidade tem são resolvidos pelos próprios moradores e não é diferente com os alunos da rede municipal de ensino. É extremamente relevante o trabalho que foi plantado. Os jovens vão nos surpreender com a capacidade de inovação e criatividade. Agradecemos o convite feito a Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia de Paulista para contribuir com a elaboração dos parâmetros do projeto e assim mostrar que nosso município pode recriar seu próprio parque de conhecimento, atraindo startups como o Recife fez com o Porto Digital”, pontuou o secretário executivo de Ciência e Tecnologia de Paulista, Wallace Melo.
Por fim, o secretário de Desenvolvimento, Agropecuária e Pesca da cidade, Raimundo Lopes destacou que o projeto também trata sobre a economia da cidade. “Quando uma empresa traz sua filosofia e visão cultural a uma cidade quem ganha é a população. Os empreendedores que estão neste encontro de trabalho vão gerar empregos e renda para cidade, porém, o mais importante é que estão desenvolvendo um legado social-tecnológico para Paulista. As soluções que os alunos vão desenvolver aos problemas apresentados vão dar mais eficiência às empresas e isso se reflete na economia da cidade, além de que seus projetos serão colocados em prática para o bem-estar dos paulistenses”, concluiu.
Imprensa Paulista PE