quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Espetáculo Peripécias reúne mulheres no palco do Teatro Hermilo Borba Filho


Nos próximos dias 3 e 4 de novembro (sexta-feira e sábado), às 20h e às 19h respectivamente, no Teatro Hermilo Borba Filho - localizado na área central do Recife, estreia Peripécias, o novo espetáculo do projeto Teatro na Roda, montado a partir da Oficina de Teatro para Mulheres com Espaço Terapêutico, ministrada pela atriz, diretora de teatro e psicóloga, Hilda Torres. Culminância do segundo módulo da Oficina, que é dividida em três, Peripécias leva 11 mulheres aos palcos, muitas delas pela primeira vez, para divertidamente bradarem que ao falar sobre mulheres, apesar de todos os desafios, nem tudo é sobre dor.  

Em cena e em clima de comédia, cada atriz conta a história da outra como se fosse sua, lançando luz sobre os malabarismos e peraltices que precisaram fazer para poderem “existir” e experimentar a vida desde a infância. Nesse sentido, a peça fala sobre as coisas que muitas vezes precisaram fazer, driblando o “sim ou não”, para terem oportunidade de vivenciar suas escolhas em uma sociedade na qual ainda há muito mais acolhimento à experimentação e a liberdade para homens do que para mulheres.

Para entendermos melhor o alcance e o poder de provocação dessa experiência no elenco e no público, é fundamental que antes compreendamos o processo que originou a peça. As oficinas de teatro ministradas por Hilda congregam elementos e jogos teatrais fundamentados no teatro do oprimido, de Augusto Boal, e em processos terapêuticos, fazendo uso de ferramentas como a bioenergética e estudos sistêmicos.

Dividido em três módulos, cerca de 400 mulheres já vivenciaram esse trabalho e 10 peças foram montadas, com um elenco total de cerca de 150 atrizes. No módulo 1, as participantes mergulham em si mesmas, através de um processo artístico e terapêutico de autoconhecimento. É também quando têm o primeiro contato com a roda e a integração em rede. Já no módulo 2, investe-se ainda mais no fortalecimento da rede, através da roda, já com a montagem de um espetáculo, quando uma conta a história da outra como se fosse sua. Por fim, no módulo 3, o trabalho propõe o ancoramento e a abordagem de suas próprias histórias em cena, o que desperta terapeuticamente a autoaceitação e o orgulho de serem quem são, independentemente da opinião de qualquer outra pessoa sobre elas.

Contudo, apesar dos números que poderiam indicar o sucesso do Teatro na Roda, a maior conquista dessa proposta diz respeito à formação de uma verdadeira rede de apoio e empatia entre as participantes, inclusive de turmas diferentes. Quando elas percebem que não estão sozinhas e que suas histórias são tão parecidas diante de uma estrutura social ainda tão machista, percebem também que juntas podem se fortalecer e enfrentar essa realidade.

*SERVIÇO:*
Apresentações:
• Data: 03/11 Hora: 20h
• Data: 04/11 Hora: 19h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo)
Ingressos: R$ 30,00 (Inteira) e R$ 15,00 (meia) – Vendas através do Sympla e na bilheteria do teatro, uma hora antes de cada espetáculo.

*FICHA TÉCNICA:*
Direção: Hilda Torres
Assistente de direção: Deza Guedes
Identidade visual: Li Buarque
Criação textual: Elenco
Dramaturgia: Hilda Torres
Direção de luz: Eron Villar
Sonoplastia: Márcio Santos
Teaser: Laís Rilda
Registro ensaios: Laís Rilda e Bea Laranjeira
Vivência corporal: Isabela Severi
Vivência em palhaçaria: Anny Rafaella Ferli
Figurinos e adereços: concepção coletiva
Núcleo de produção: Anny Rafaella Ferli, Aurea Luna, Deza Guedes e Márcio Santos
Assessoria de imprensa: Dea Almeida (@alcateia.comunicacao)
Produção geral: Hilda Torres

*ELENCO:*
Adri Correia
Ana Andrade
Ari Ferreira
Chell Amorim
Isis Gaspar
Nanda Oliveira
Nereluane Muliterno
Nicole Pontes
Priscillete
Tâmara Sobreira
Vivian Verônica 
 
*PARCERIAS:*
Sesc-PE
MJM Som Luz
Espaço Compassos
 
*REALIZAÇÃO:*
Cria do Palco / @teatronaroda