segunda-feira, 11 de novembro de 2019

BRK Ambiental apoia o projeto WIL Brasil Nordeste para estimular ideias inovadoras na gestão dos recursos hídricos

Maior empresa privada de saneamento básico do país, a BRK Ambiental está entre as empresas apoiadoras do WIL Brasil Nordeste, que será realizado entre os dias 9 e 16 de novembro, em Recife (PE).

Organizado pela ONG canadense Waterlution, a ação vai reunir 50 jovens com idades entre 18 e 35 anos (selecionados em julho deste ano) para uma imersão, composta por oficinas e visitas de campo, com o objetivo de encontrar soluções inovadoras para os desafios da e do saneamento básico no país.

Os participantes, chamados de WILers, vão debater temas como: reaproximação da população com as águas; acesso à água e saneamento e segurança hídrica; água e saúde – doenças de veiculação hídrica; águas costeiras e mudanças climáticas; sistemas de baixo custo – reuso e saneamento; economia circular e aplicações com recursos hídricos; e os impactos da indústria na água – gestão e potencial.

“Temos a missão de tornar o saneamento básico acessível para todos, por isso apoiamos projetos que estejam alinhados ao nosso propósito. O nosso compromisso é investir em iniciativas capazes de entregar um serviço com mais agilidade, eficiência e com um menor custo operacional”, reforça Carlos Almiro de Magalhães Melo, gerente de sustentabilidade da BRK Ambiental e mentor do projeto.

Parceira do WIL Brasil desde 2017, a BRK Ambiental contará com quatro profissionais como mentores do projeto: Wilson Luiz Bombo Junior, gerente de coleta; Roberto Porto, coordenador de tecnologia e processos (ambos de Pernambuco); Carlos Almiro de Magalhães Melo, gerente de sustentabilidade; e Giancarlo Ronconi, diretor de tecnologia.

Uma das iniciativas promovidas pelo WIL Brasil Nordeste e que conta com o apoio da BRK Ambiental é a visita à Estação de Tratamento de Esgoto Janga, localizada no município de Paulista. Na unidade, os participantes vão conhecer o dia a dia operacional, onde são coletados e tratados mais de 30 mi de litros de esgoto por dia, beneficiando, aproximadamente, 260 mil pessoas. Além disso, os WILers vão visitar também as obras promovidas pela concessionária, realizadas com o objetivo de ampliar a cobertura de esgoto na Região Metropolitana de Recife de 39% para 90% nos próximos 18 anos, garantindo 100% de tratamento de todo o efluente coletado na área atendida.

Ao final do evento, os melhores projetos serão selecionados para receber apoio financeiro de até R$ 10 mil de seed funding (financiamento inicial) para, junto aos mentores, colocar em prática o piloto ou a prototipagem das inovações colaborativas. Entre os investimentos já confirmados, estão os aportes em iniciativas que contemplem a economia circular e o potencial dos resíduos do sistema de tratamento de esgoto; e a aplicação da tecnologia da informação (Big Data, IA, Blockchain e GIS) para melhorar o acesso do público à água e ao saneamento básico.