quinta-feira, março 18, 2021

Militantes presos em Brasilia acabam de ser soltos

 


Por portarem e exibirem uma faixa - inspirada em uma charge do cartunista Aroeira - um grupo de militantes foi detido hoje (18) em Brasília. Entre eles, o ativista e youtuber Rodrigo Pilha. Parlamentares petistas como Natalia Bonavides (RN - que fala no vídeo), Paulo Pimenta (RS), Gleisi Hoffmann (PR) e Alencar Santana (SP) se dirigiram à Policia Federal e o coletivo de advogados Cala a Boca Já Morreu já havia sido acionado para defender os militantes.

Segurança Nacional - A Policia Federal alegou que os militantes estavam violando a Lei de Segurança Nacional (Lei 1710/1983). Essa legislação, da época do Regime Militar, prevê penas de prisão - dependendo da gravidade - de até 30 anos. Para saber mais sobre a LSN, clique aqui. Em nota, a Policia Militar do Distrito Federal informou que os ativistas foram detidos por infringir a Lei de Segurança Nacional ao ligar a imagem da suástica (símbolo nazista) à imagem da presidência da república.

A deputada Natália Bonavides chegou a declarar que o delegado da PF descartou o enquadramento na Lei 1710/1983 e os militantes devem ser liberados ainda hoje.


Videos: Natália Bonavides e Jornalistas Livres

Update: os cinco militantes acabam de ser soltos

(Foto publicada no Twitter de Orlando Guerreiro)



Nenhum comentário:

Postar um comentário