quinta-feira, 18 de março de 2021

2º Cine Arcoverde divulga programação completa

 

O 2º Cine Arcoverde - Mostra de Cinema Independente de Arcoverde acontece de 22 a 27 de março no formato virtual com debates, oficinas, masterclass e exibição de filmes. Serão seis mostras não competitivas, sendo cinco realizadas pela curadoria do festival, assinadas por Alexandre Taquary e Thay Limeira, e uma em parceria com o VerOuvindo, festival de cinema que se dedica à acessibilidade e à audiodescrição. Ao todo serão 41 filmes (34 curtas, 6 longas e 1 média) entre ficções, animações, documentários, experimentais e videoclipe, onde 54% deles foram protagonizados, dirigidos ou codirigidos por mulheres. A segunda edição do Cine Arcoverde conta com o incentivo da Lei Aldir Blanc, através do Edital Festivais LAB PE.

“Seguimos um recorte regional, temático e de gênero para seleção dos filmes. Um dos nossos maiores objetivos é que o Cine Arcoverde seja uma janela de exibição plural e que as pessoas consigam se identificar com as produções. Contemplamos obras dirigidas e/ou protagonizadas por mulheres, sertanejos, LGBTQIA+, como forma de resistência, amor e luta por um cinema que fazemos e acreditamos”, aponta uma das idealizadoras do projeto e coordenadora geral, Camilla Lapa.

O festival está dividido em Mostra Sertões; Mostra Pernambuco; Mostra Brasil; Mostra Diversidade e Mostra Olho D’Água. Além da Mostra Outros Olhares, Outros Sentidos, que contempla produções com acessibilidade. Cada mostra contará com um longa-metragem convidado e curtas selecionados. Durante todo o período, os filmes ficarão disponíveis no site para apreciação do público em geral. E apenas os longas terão um calendário especial de exibição, ficando disponíveis no ar por 24h.

Nesta edição, a equipe do Cine Arcoverde coloca o município de Arcoverde no centro do debate e em destaque nas telas com a mostra inédita Olho D’água, criada para dar visibilidade aos produtores da região. Além disso, vai promover debates gratuitos com transmissão aberta pelo YouTube. Na terça-feira (23), às 20h30, as realizadoras Renna Costa e Gabi Cavalcante e o realizador Rosa Caldeira vão discutir As Interseções do Cinema Cuir brasileiro, com mediação da curadora Thay Limeira. Na quarta-feira (24), às 19h, será a vez do debate sobre A Importância do resgate dos cinemas de rua de Pernambuco, com a presença de um dos idealizadores do festival e coordenador de articulação, Djalma Galindo, da atual secretária de cultura de Arcoverde, Juliana Aguiar, e das representantes do coletivo Cine RuaPE.

A abertura do festival, na segunda-feira (22), será marcada por um pocket show do Samba de Coco das Irmãs Lopes, Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Samba de Coco Trupé de Arcoverde e os brincantes do Riso da Terra. Já o encerramento do festival, ficará por conta da Sessão Especial Rocky Lane, uma homenagem ao lendário cowboy arcoverdense que dedicou uma vida inteira ao antigo Cinema Bandeirante. No sábado (27), a partir das 10h, será exibido o documentário Mulheres da Roda do Samba de Coco Arcoverdense, de Amanda Lopes, neta da mestre Severina Lopes, seguido pelo curta Histórias que Se Cruzam, de Vertin Moura.

Além das exibições, a 2ª edição do Cine Arcoverde conta com uma programação extensa de atividades formativas gratuitas que serão realizadas através de encontros virtuais. Com as oficinas de Produção Executiva (Gerando um filme), com Tarsila Tavares, e de Assistência de Direção (Organizando um filme), com Anny Stone e Pethrus Tibúrcio, e as master classes de Hilton Lacerda, abordando a escrita criativa cinematográfica, no dia 23 de março, e João Vieira Jr, sobre a História do Cinema Pernambucano, em encontro marcado para o dia 25 de março. Essas atividades serão realizadas em grupos fechados para público previamente inscrito. A programação completa está disponível no site www.cinearcoverde.com.

COMO PARTICIPAR?

Toda a programação do 2º Cine Arcoverde foi pensada para acontecer no formato virtual. De 22 a 27 de março, os filmes ficarão disponíveis no site www.cinearcoverde.com para apreciação gratuita do público. Os longas-metragens convidados vão seguir um calendário especial de exibição, ficando disponível por 24h. O pocket show de abertura e os debates serão transmitidos para todo o público pelo canal do YouTube. Já as atividades formativas, que contaram com inscrição e vagas limitadas, serão realizadas pelo Zoom, com link direcionado por email aos participantes selecionades.


SERVIÇO:
2º Cine Arcoverde - Mostra de Cinema Independente de Arcoverde
Quando: 22 a 27 de março
Gratuito


Para acompanhar o festival:
Instagram - @cinearcoverde
Facebook: cinearcoverde
YouTube - Cine Arcoverde