quinta-feira, 18 de março de 2021

Festival Virtuosi começa nesta sexta

 

Diante o momento incomum que o mundo inteiro está vivendo por conta da pandemia, o Festival Virtuosi é mais um dos eventos brasileiros que migram o seu formato físico para o digital. O evento pernambucano abre a sua programação de concertos nesta sexta-feira (19) e segue até o dia 28 de março, com shows, palestras, masterclasses e oficinas, completamente gratuitas, para o público apreciar de casa.

Dos ganhos que o ambiente online pode proporcionar ao público, a maratona de exibições traz em sua noite de abertura, uma apresentação de dança e música erudita emblemática, com o bailarino Thiago Soares que é considerado um dos maiores nomes da dança mundial e o músico Rafaell Altino. Em uma releitura inédita da Chaconne de Bach, ambos dividem um “palco virtual”, que graças aos recursos tecnológicos e facilidades que a internet pode proporcionar, foi montado mesmo um estando na Inglaterra e outro na Dinamarca. Além de encantamento, a apresentação traz uma reflexão sobre fronteiras e os limites físicos e simbólicos que o mundo inteiro está refém neste momento.

“Mesmo precisando e querendo a presença física do público e artistas, tem sido uma experiência muito boa o fazer digital. Ele nos leva a passear por quase um mundo imaginário. Estamos em qualquer lugar a qualquer hora. Alunos de países e estados diferentes, artistas de outras bandas, tudo isso proporciona um enriquecimentos muito grande ao festival. É claro que sentimos falta da emoção da sala de concerto, do abraço suado depois da apresentação, do aplauso do público. Mas é um outro mundo de oportunidades que surge para nós”, comenta Ana Lucia Altino, diretora do festival.

“Acredito que nada foi mais importante para a vida das pessoas durante essa pandemia do que a música. A quantidade de lives que aconteceram durante esse período mostra como a música faz parte do cotidiano de uma pessoa. Traz paz de espírito, saúde mental, consola e alimenta a alma”, completa.

Os fãs e apreciadores da música clássica do Brasil, além dos concertos, terão a oportunidade de estudar e conhecer ainda mais o universo da música clássica através das seis Palestras, cinco Masterclasses e Virtuosi Diálogos Virtuais, através do novo portal www.virtuosi.com.br e também pelo Youtube, Facebook e Instagram do festival.

 

A programação do evento foi aprovada pela Lei Aldir Blanc e Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal do Recife, com patrocínio do Sistema de Transmissão do Nordeste, Excelsior Seguros e Uninassau e se caracteriza pela excelência de seu repertório e execução em peças clássicas e contemporâneas.

 


PROGRAMAÇÃO

  

A abertura do evento, nesta sexta (19), será com o bailarino Thiago Soares, um dos grandes destaques da programação, o carioca é o primeiro bailarino do Real Balé de Londres e  ao lado do músico Rafaell Altino (Viola) apresentará para o público que acompanha de suas casas, uma coreografia inédita para a Chaconne de Bach, que será tocada por Rafael. Na ocasião, Thiago também conversa sobre sua vida e Rafael apresenta gravações recentes, incluindo Fratres de Arvo Part e um Prelúdio de Shostakovich para piano, viola e cello, encerrando o programa com a Chaconne.

 

No sábado, dia 20 de março, também às 19h, o festival apresenta um elegante recital com o pianista russo Peter Laul, que conversará com o público sobre as famosas Sonatas de Beethoven para piano e também exibirá duas emblemáticas apresentações. O recital de Peter  relembra a celebração mundial dos 250 anos do nascimento do compositor alemão, comemorada em 2020.

 

Ainda celebrando Beethoven, no domingo (21), no mesmo horário, depois da apresentação de Ana Lucia Altino, o concerto será com o violinista Jonathan Crow. Spalla da Toronto Symphony Orchestra, Jonathan apresenta com seus companheiros, o Septeto de Beethoven para violino, viola, violoncelo, contrabaixo, clarinete, trompa e fagote. Em seguida, o oboísta pernambucano Isaac Duarte irá apresentar obras brasileiras para oboé solo de KaplanOsvaldo LacerdaBeetholven Cunha, 

Nos dias 2223 e 24 de março, às 19h, o Virtuosi apresenta a NOVA GERAÇÃO pernambucana de jovens artistas começando no dia 22, com o violoncelista Fernando Trigueiro com a Suite nº 1 em sol maior, de Johann Sebastian Bach, para cello solo, seguido do violista Raul Victor que apresentará a Sonata para viola solo nº 5 Op.11 de Paul Hindemith, enquanto no dia 23, o pianista pernambucano Luis Felipe de Oliveira, natural de Gravatá apresenta obras de Beethoven, Liszt e Dierson Torres.

Encerrando o projeto da NOVA GERAÇÃO no dia 24, o violinista Gilson Filho interpreta várias peças para violino solo incluindo a Paganiniana de Milstein. O programa será finalizado com a Sonata de Leopoldo Miguez para violino e piano, tendo Luis Felipe de Oliveira como pianista.

A programação continua no dia 25 com dois programas diferentes, com a pianista e soprano Rachel Fenlon, que ostenta obras de MessiaenSchubertAlma Mahler e George Crumb. Esta é a primeira vez que Rachel se apresenta para o público brasileiro. Na sequência, o festival exibe um brilhante recital do contrabaixista Catalin Rotaru.

No dia 26 é a vez do grande violoncelista pernambucano Antonio Meneses que apresentará Sonata para violoncelo e piano que prometem encantar o público. Antonio se apresenta acompanhado pelos pianistas Ricardo Castro e Gerard Wyss.

E no dia 27 será apresentado pela primeira vez no Brasil, o RAGAZZE QUARTET, grupo holandês formado por 4 instrumentistas mulheres, entre elas, Rosa ArnoldJeanita VriensAnnemijn Bergkotte e Rebecca WiseCom programas atraentes, mas não convencionais, o Ragazze Quartet tornou-se uma das vozes mais novas e importantes no mundo da música clássica. Com performances que falam a todos os sentidos, elas conseguem garantir um público para a rica tradição da música clássica, aquecendo os corações tanto do ouvinte obstinado quanto do novato, para o repertório de quarteto de cordas do passado e dos atuais dias.

XXIII VIRTUOSI VIRTUAL encerra sua programação no dia 28 oferecendo uma apresentação do violoncelista Leonardo Altino. Primeiro Prêmio no Concurso Internacional de Violoncelo de Viña Del Mar/Chile, Leonardo Altino estudou na Yale University, no NEC, na Universidade de Illinois e na Musikhochschulle de Detmold. Foi solista das principais orquestras brasileiras assim como  de várias orquestras americanas, Sinfônica do Chile e Sinfônica de Bogotá. Leonardo apresenta-se frequentemente nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Coréia, Taiwan, Alemanha, Chile e Colômbia. É Professor do Wheaton College e gravou o CD Poema com a obra completa para cello do compositor Marlos Nobre, além do CD En Voyage com sua esposa violinista Soh-Hyun Park.

 

Palestras - Uma das principais prerrogativas do Virtuosi é formar uma nova plateia para ouvir música clássica no Brasil, por isso o festival também promove uma maratona de palestras para que o público compreenda melhor a música clássica e conheça com maior riqueza de detalhes os sons que estão descobrindo.

 

As palestras são gratuitas e terão início no dia (22/03) com a apresentação “O Quarteto de Cordas”, com Marcelo Jaffé (viola) e o Quarteto de Cordas de São Paulo, das 15h às 16h.

 

No dia (23/03), das 15 às 16h, o público se debruça no tema A Interpretação Musical e a Subjetividade, com a compositora Marisa Rezende. Outro destaque é a Palestra Mulheres na Música, que ocorre em duas etapas durante os dias (24 e 25/03), das 15h às 17h, com a jornalista e musicóloga, Camila Fresca.

 

Apresentando Sanjos: cantar, chorar e falar em coreano no violino é outro encontro imperdível da programação que acontece no dia (26/03), das 15h às 16h, com a coreana Soh-Hyun Park Altino (violino).

 

Masterclasses - O público do festival também poderá participar de uma série de Masterclasses gratuitas, entre os dias 22 e 26 de março, com a presença de instrumentistas renomados mundialmente. Os participantes selecionados deverão escolher uma obra para executar e receberão mentoria e certificados por sua participação. As masterclasses também estarão abertas aos interessados em participar como ouvintes.

 

A programação de aulas conta alguns dos principais nomes da música clássica mundial, entre eles, Isaac DuarteJonathan CrowRafaell AltinoLeonardo Altino e Catalin Rotaru. Os encontros acontecem via plataforma Zoom e as inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site do festival.


MASTER CLASSES                                                    

22 a 26 | 03                  

11-12h30

ISAAC DUARTE, oboé

JONATHAN CROW, violino

RAFAELL ALTINO, viola

13h-14h30

LEONARDO ALTINO, cello

CATALIN ROTARU, contrabaixo

Inscrição: www.virtuosi.com.br

 

 

PALESTRAS

 

22 | SEGUNDA         15h    

O QUARTETO DE CORDAS

Com Marcelo Jaffé, viola

 

23 | TERÇA

15h     A INTERPRETAÇÃO MUSICAL E A

               SUBJETIVIDADE

Marisa Rezende, compositora

           

24 | QUARTA

15h     MULHERES NA MÚSICA I

Camila Frésca, jornalista e musicóloga

 

25 | QUINTA

15h     MULHERES NA MÚSICA II

Camila Frésca, jornalista e musicóloga

 

26 | SEXTA

15h     APRESENTANDO SANJOS: CANTAR, CHORAR 

              E FALAR EM COREANO NO VIOLINO

Soh-Hyun Park Altino, violino (foto)

 

 

 

CONCERTOS

Com apresentação de Ana Lúcia Altino

 

19 | SEXTA   19h        

RETROSPECTIVA VIRTUOSI

 

A VIOLA & A DANÇA

Rafaell Altino e Thiago Soares

 

20 | SÁBADO          19h  

RETROSPECTIVA VIRTUOSI

 

SONATAS PARA PIANO DE BEETHOVEN

Peter Laul, piano

 

21 | DOMINGO        19h    

RETROSPECTIVA VIRTUOSI

 

BEETHOVEN

Recital Jonathan Crow, violino

Isaac Duarte, oboé

 

22 | SEGUNDA         19h    

RETROSPECTIVA VIRTUOSI

 

A NOVA GERAÇÃO I

Raul Victor, viola

Fernando Junior, cello

 

23 | TERÇA   19h    

RETROSPECTIVA VIRTUOSI

 

A NOVA GERAÇÃO II

Luis Felipe Oliveira, piano

 

24 | QUARTA           19h    

RETROSPECTIVA VIRTUOSI

 

A NOVA GERAÇÃO III

Gilson Filho, violino

Luis Felipe Oliveira, piano

 

25 | QUINTA 19h   

RETROSPECTIVA VIRTUOSI

 

RECITAL

Rachel Fenlon, soprano e pianista

Catalin Rotaru, contrabaixo

Wan-Ting Yu, piano e contrabaixo

 

26 | SEXTA   19h    

RETROSPECTIVA VIRTUOSI

 

SONATAS PARA CELLO

Antonio Meneses, cello

Ricardo Castro, piano

Gerard Wyss, piano

 

27 | SÁBADO          19h    

RETROSPECTIVA VIRTUOSI

 

RAGAZZE QUARTET

 

28 | DOMINGO        19h

RETROSPECTIVA VIRTUOSI

 

RECITAL

Leonardo Altino, cello


LINKS DE VÍDEO:

https://drive.google.com/file/d/1RtGORu4bLpiKCXtcDMQ5gBbcaN-QNaeQ/view

https://drive.google.com/file/d/1-6n8t-yY_oXyXjyW19U1ekDQvhpqlVKk/view?usp=sharing

SERVIÇO:

 

XXIII VIRTUOSI VIRTUAL

Master Classes, Palestras e Concertos

Apresentação: Lei Aldir Blanc, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco; Prefeitura do Recife

Incentivo: pelo Sistema de Incentivo à cultura, da Prefeitura Municipal do Recife

Patrocínio: STN , Excelsior Seguros, Uninassau

Produção: CODA

Realização: Virtuosi, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Informações: 3203 6023