sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Covid-19: números em queda, mas o perigo ainda não passou

 

Hoje (25) o Brasil chegou a 140 mil vítimas fatais e o mundo ultrapassou o primeiro milhão de mortos. Apesar da queda de casos e óbitos em todo o País, o risco epidêmico ainda é muito alto. Os dados são do Instituto de Redução de Riscos e Danos da Universidade Federal Rural de Pernambuco e você pode acompanhar aqui informações em tempo real: https://www.irrd.org/covid-19/.

Em Pernambuco, há uma alta proporção de testes rápidos (46,88%), ocupação de UTI em 61,72% e queda de quase 4% no número de casos ativos e cidades como Abreu e Lima, Camaragibe, Carpina, Gravatá, Igarassu, Ipojuca, Paulista, Santa Cruz do Capibaribe e São Lourenço da Mata apresentam risco moderado. O restante do estado, incluindo o Recife, ainda tem alto risco e surto pandêmico. 

Enquanto a vacina não chega à população, as formas de prevenção continuam as mesmas: respeito ao distanciamento social, uso das máscaras faciais ao sair de casa, constante lavagem de mãos, com água e sabão; e uso do álcool gel, na impossibilidade de lavar as mãos. Embora muitos estabelecimentos estejam abertos - obedecendo protocolos de segurança, claro - o melhor, ainda, para se proteger do coronavírus é só se deslocar se realmente necessário. .