sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Conservatório celebra o violão com Seminário Carrión de 2 a 6 de outubro

O Conservatório Pernambucano de Música saúda mais uma vez a tradição do violão em Pernambuco, promovendo o V Seminário de Violão José Carrión. Idealizado pelo violonista Guilherme Calzavara, o evento homenageia o violonista e professor hispano-brasileiro José Carrión Domingues, considerado um dos mestres do violão no País. A programação segue de 2 a 6 de outubro, com concertos, recitais, palestras, masterclasses e workshops gratuitos.

A abertura será com o Duo Siqueira Lima, às 19h30 da terça-feira (2), na Concatedral de São Pedro dos Clérigos, no Pátio de São Pedro. Formado pelos violonistas Cecilia Siqueira (Uruguai) e Fernando Lima, brasileiro, o duo é sucesso de público e crítica, apresentando repertório que vai do clássico ao popular latino-americano.

Durante cinco dias, músicos e professores levarão ao público uma mostra da atual produção em pesquisa e performance do violão brasileiro. “O seminário é reconhecido como um dos mais importantes eventos para a comunidade violonista. Ele recebe desde a primeira edição músicos de alto nível, incluindo alguns dos melhores professores do Nordeste”, destrincha Guilherme Calzavara.

Uma das características do seminário é dar ênfase a músicos locais e de cidades e Estados vizinhos, a exemplo de Ezequias Lira e João Raone, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Raone pesquisa instrumentos de corda antigos e traz uma palestra-recital em que mostra réplicas dessas peças, como alaúdes (instrumento de cordas visualmente parecido com o bandolim, de origem árabe e difundido na Europa da Idade Média) barrocos e renascentistas.

Outro destaque entre as atividades é o workshop de luthieria a ser ministrado pelo designer de instrumentos João Batista Trajano dos Santos. Mentor da aclamada marca JB Instrumentos. Suas verdadeiras obras de arte são exportadas para o mundo inteiro.

Para os recitais, foram convidados artistas das mais diversas gerações do violão nacional, dentre eles, Henrique Annes e Vital Joffily, ex-alunos e discípulos do legado de José Carrión.

As inscrições para as palestras, masterclasses e workshops do V Seminário de Violão José Carrión podem ser feitas presencialmente, na secretaria do Conservatório Pernambucano de Música, ou solicitadas através do e-mail seminariojcarrion@gmail.com. Para assistir aos concertos e recitais não é necessário se inscrever.

SERVIÇO:

V Seminário de Violão José Carrión – 

De 2 a 6 de outubro, 

Conservatório Pernambucano de Música (Av. João de Barros, 594, Santo Amaro). 

Gratuito. 

Inscrições: presenciais, na secretaria da escola, ou solicitada através do e-mail seminariojcarrion@gmail.com. Mais: 3183-3400 e www.conservatorio.pe.gov.br.