segunda-feira, 23 de novembro de 2020

TRE-PE reforça a necessidade de candidatos preservarem a vida da população

 

- Diante da aproximação da eleição em segundo turno, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) reitera a importância dos candidatos cumprirem a Resolução 372, que proíbe atos presenciais de campanha que possam gerar aglomeração.

- No último final de semana, o Tribunal tomou conhecimento de eventos políticos que claramente desrespeitam a Resolução e, consequentemente, colocam a vida da população em risco.

- É importante frisar que se vive hoje a chamada segunda onda de contaminação pelo coronavírus, prenunciadora de muitas vítimas fatais. Pernambuco totaliza mais de 175 mil casos de infecção e cerca de 9 mil mortes desde 12 de março passado. Só no último domingo (22/11) foram confirmados 472 novos casos e três óbitos pela covid-19 no Estado.

- Em que pesem os avanços científicos na produção de uma vacina contra a doença, não existe ainda nenhuma medicação capaz de evitar o contágio. Sabe-se que a única forma de evitar a contaminação é manter os cuidados sanitários, como lavar as mãos constantemente, usar máscara e, principalmente, evitar aglomerações.

- Exatamente com o objetivo de evitar as aglomerações e, desta maneira, preservar a vida dos eleitores num momento extremamente crítico da pandemia, o Pleno do TRE-PE aprovou a Resolução 372 em 29 de outubro passado.

- Além disso, um dia após a votação do primeiro turno, o presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves, convidou os advogados das duas coligações que disputam a Prefeitura da Cidade do Recife, Walber Agra e Leucio Lemos. Ambos se comprometeram a levar às suas respectivas equipes a necessidade de se evitar aglomerações na reta final da campanha.

- Com a clara certeza de que o acirramento de uma campanha eleitoral não é justificativa para se colocar a vida de pessoas em risco, o TRE-PE entende que a responsabilidade com a saúde da população do Recife deve estar entre as prioridades dos candidatos, sobretudo considerando a importância do cargo que almejam.

- Para finalizar, ciente de que está fazendo todo o possível em nome da vida, o TRE-PE volta a informar que está pronto para cumprir a lei e dar a resposta no momento certo àqueles que vierem a desprezar o bem maior de qualquer ser humano.

lmprensa TRE PE