quarta-feira, 25 de julho de 2012

ITEP na Campus Party


O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) integra a programação do Governo do Estado na Campus Party edição especial em Pernambuco, que acontecerá de 26 a 30 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco. Um dos principais patrocinadores, o Governo vai assegurar a participação de alunos e professores da rede estadual de ensino e também estará divulgando programas, palestras e oficinas relacionados à inovação tecnológica. O evento será transmitido por meio de dois canais de comunicação na Web: uma rádio e um canal de televisão, instalados no estande do Governo, para transmitir a programação de palestras e eventos que estão programados para o estande, além da programação oficial da Campus Party.

A participação do Itep se dará por meio de equipes do Centro Tecnológico da Cultura Digital (CTCD) – unidade de educação profissional e tecnológica gerida pelo instituto; do Núcleo de Comunicação (NCOM) e da Incubatep – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, no estande do Governo. Serão oferecidos minicursos (oficinas), realizadas e transmitidas palestras sobre empreendedorismo e incubação para as unidades de educação profissional e tecnológica do Itep: os Centros Tecnológicos em Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Araripina e Peixinhos. Será possível acompanhar a programação de oficinas, debates e palestras no estande do Governo e dentro da programação oficial da Campus através de estrutura de rede e transmissão montada e coordenada pelo CTCD. O público-alvo são microempreendedores, representantes de empresas incubadas, empresários, alunos dos Centros Tecnológicos e de escolas públicas do Estado.

Por meio de rádio web, serão produzidas entrevistas com palestrantes, debatedores e visitantes do evento, além de matérias sobre os diversos assuntos a serem abordados nos cinco dias do evento, A rádio, que terá o slogan “Rádio PE conectando você a Campus Party”, também irá transmitir música (rock e MPB). Haverá blocos de 30 minutos de música com intervalos para matérias sobre as palestras e debates. As entrevistas estarão a cargo de profissionais do NCOM e do CTCD.

Qualquer pessoa ao redor do mundo poderá acessar o site da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec)ou do Centro Tecnológico da Cultura Digital – Nascedouro de Peixinhos e ter acesso à programação por meio de links postados nas páginas. As redes sociais da Sectec, do Itep e do CTCD também estarão com links para acesso à rádio.  O acesso ainda poderá ser feito no site da Campus Recife. O link da rádio também terá um canal de imagem, por onde o ouvinte poderá acompanhar tudo que está acontecendo no estúdio.

A TV Web também estará nos sites e redes sociais da Secretaria e do CTCD. A televisão irá transmitir toda a programação de palestras do estande do Governo do Estado. Nos momentos que não estiver acontecendo essas palestras, a TV Web irá transmitir a programação oficial da Campus Party.

A Rádio PE e TV Web serão produzidas por integrantes do Núcleo de Produção do Estúdio Audiovisal e de Rádio do CTCD e do Núcleo de Comunicação do Itep, com apoio de técnicos do Estúdio Peixe Sonoro, também daquele Centro Tecnológico.

OFICINAS - Oficinas (minicursos) voltadas para a popularização do uso de softwares livres e disseminação dos conceitos de cultura digital também serão promovidos no estande, pelo CTCD. As oficinas têm duração de uma hora e poderão se acompanhadas por dez usuários. O público-alvo são estudantes de escolas públicas estaduais e participantes da Campus Party Recife.

Os monitores das oficinas serão Kleberson Trindade da Silva e Everton José Alves. Será utilizado o sistema operacional Linux/Ubuntu e seus respectivos programas. As oficinas são: Conhecendo o Linux Ubuntu, Artes Gráficas, Artes Vetoriais, Multimídia de Vídeo e Multimídia de Áudio.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco