segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Poços reforçam o abastecimento de água da Região Metropolitana Norte


Dois novos poços estão sendo perfurados pela Compesa em Itamaracá para reforçar o abastecimento de água da cidade, um dos roteiros mais requisitados no Litoral Norte. Um deles está sendo instalado no bairro de Forno da Cal e o outro será perfurado em Jaguaribe. Os dois juntos vão produzir cerca de 50 litros de água por segundo, o que representa 33% da vazão hoje disponível na Ilha. A expectativa é concluir as obras em julho de 2013, beneficiando 30 mil pessoas.    

O município de Itamaracá tem hoje um déficit de abastecimento de água, especialmente durante o verão, quando a população da Ilha chega a quadruplicar. “A demanda neste período é muito grande e a água não é suficiente para atender aos moradores e visitantes com regularidade”, afirma o superintendente da Compesa, Alex Ramos. Nesses períodos, a Compesa sempre recorre à distribuição de água por carro-pipa. Os dois poços vão custar R$ 2,3 milhões, um financiamento da Caixa Econômica Federal, com recursos do PAC 2. Atualmente, o abastecimento é dividido por área e feito através de rodízio.

A Compesa também está trabalhando na reestruturação da rede de distribuição de Itamaracá. No bairro do Forte Orange, estão sendo implantados mais de mil metros de tubulação e está sendo construído um reservatório. Até o início de janeiro de 2013, a população sentirá as melhorias. O bairro de Jaguaribe também receberá uma nova rede de distribuição de água com 715 metros de tubulações, bem como nova adutora e reservatório. Mesmo sem o funcionamento dos dois novos poços, a população desse bairro também já sentirá uma melhoria no abastecimento a partir de janeiro de 2013.

MAIS POÇOS – Além de Itamaracá, a Compesa vai ampliar o fornecimento de água em Maranguape I, Pau Amarelo e Marinha Farinha, no município de Paulista, e Pontas de Pedra, em Goiana. Nesses locais, a Companhia fará a perfuração de novos poços para reforçar o abastecimento. O projeto pretende recompor a estrutura de produção de água subterrânea da Zona Norte da Região Metropolitana do Recife.

Em Paulista, o bairro de Maranguape I terá dois novos poços. Pau Amarelo receberá outros dois e a comunidade de Marinha Farinha será contemplada com um poço. Pontas de Pedra também ganhará duas unidades. Cada poço terá 350 metros de profundidade e produzirá, em média, 90 mil litros de água por hora. Os processos estão em fase de contração da empresa responsável para execução das obras. Ainda em Goiana, o distrito de Tejucupapo também deve receber um novo poço, que beneficiará a comunidade local. O projeto está em processo de licitação.

Imprensa Compesa