quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Adolescentes da Funase levam alegria a abrigo de idosos em Arcoverde

Adolescentes da unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) situada em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, colocaram em prática a solidariedade. Por meio da campanha “Adote um Avô”, os socioeducandos promoveram um dia de alegria, abraços apertados e escuta aos 32 idosos atendidos no Abrigo São Vicente, no município. A atividade pedagógica foi proposta pela instituição como uma oportunidade de exercitar a empatia no processo de reintegração desses jovens à sociedade.

A visita dos socioeducandos contou com a oferta de um lanche, acompanhada de orações e de uma apresentação do cantor Tom Lima. Depois, cada adolescente, acompanhado por agentes socioeducativos, profissionais técnicos da Funase e funcionários do abrigo, iniciou um processo de conversa sobre o que os idosos desejam receber como presente. Os pedidos foram variados: anel, calça, relógio, sabonete, produtos estéticos, camisa social e até um rádio para ouvir missas. Agora, na segunda parte da ação, funcionários da Funase e outras pessoas que aderirem à campanha farão um esforço coletivo para honrar as solicitações.

“Os adolescentes participantes, os funcionários da Funase e os do abrigo se envolveram em uma grande corrente. Assumimos a missão de voltar levando aquilo que os idosos pediram no processo de escuta, simbolizado com o que foi escrito em cartazes. Mais que isso, sabemos que foi uma ação que combateu a solidão, que levou alegria para aquelas pessoas e que representou muito para os adolescentes e para todos nós que participamos”, avalia a coordenadora geral do Case/Cenip Arcoverde, Paula Cibele.

Imprensa Funase