quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Pesquisa: Geraldo Júlio na vice-liderança; Humberto ainda lidera


Pela primeira vez, o candidato do PSB à prefeitura do Recife, Geraldo Júlio, aparece bem colocado nas pesquisas. Afilhado político do governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), Júlio surge com 22,2% das intenções de voto na nova pesquisa do Instituto Maurício de Nassau e encomendada pelo Jornal do Commercio. A pesquisa de intenções de votos ainda mostra o senador Humberto Costa (PT) como o líder das intenções de voto, com 31,1%.
Mendonça Filho (DEM) perdeu uma posição e está em terceiro entre os mais citados, com 15,1% das intenções declaradas. Daniel Coelho (PSDB) detém 5,7% das citações. O candidato Esteves Jacinto (PRTB) obteve a preferência de 2,1% dos entrevistados. Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) não atingiram nem 1% das citações. Não declararam o voto 15,2% dos entrevistados e afirmaram que vão anular o voto e 7,9% não souberam dizer qual será o seu candidato.
Humberto Costa oscilou dentro da margem de erro da pesquisa anterior: o candidato tinha 32,5% das intenções. Mendonça tinha 17% e também oscilou na margem de erro. A ascensão de Geraldo Júlio cresceu além da margem, pois tinha 14,4% das citações na pesquisa anterior, realizada entre os dias 6 e 7 de agosto.
O Instituto Maurício de Nassau também perguntou qual o candidato a prefeito dos entrevistados, sem oferecer opções de nomes em disputa. Humberto Costa (PT) possui 23,9% das citações espontâneas. O candidato Geraldo Júlio é o segundo com 19,9%, Mendonça vem em seguida com 10,8% e Daniel Coelho tem 4,4% das citações. Jacinto teve 1% das citações espontâneas.
Declararam voto branco ou nulo 15,2% dos eleitores e não têm candidato a prefeito 23,2%. As 1.080 entrevistas foram realizadas nos dias 20 e 21 de agosto e foi registrada no Tribunal regional eleitoral sob o número 0073/2012.
Celso Calheiros - Portal Terra