terça-feira, 3 de agosto de 2021

Morre ex-governador Joaquim Francisco

 

Morreu hoje no Recife, aos 73 anos, o ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco. Ele se tratava de um câncer. Advogado, Procurador do Estado de Pernambuco aposentado, formado pela Universidade Federal de Pernambuco desde 1970, com grande atuação na área política, foi Prefeito da Cidade do Recife por dois mandatos (1983-1985 e 1988-1990), Deputado Federal Constituinte (1988), Ministro do Interior (1989), Governador do Estado de Pernambuco (1990-1994), e Deputado Federal pelo Estado de Pernambuco (1998-2006). Atualmente presidia o Instituto Teotônio Vilela de Pernambuco.

"“Estamos decretando luto oficial por sete dias pelo falecimento do ex-governador e prefeito do Recife, Joaquim Francisco. De longa e expressiva trajetória política e atuação no serviço público, sua passagem à frente da nossa cidade foi marcada pela dedicação e compromisso com os recifenses. Meus mais profundos sentimentos à sua família e amigos. Que possam encontrar conforto nesse momento de dor”, declarou o prefeito João Campos. 

"Pernambuco perdeu um dos seus filhos mais ilustres. O ex-governador Joaquim Francisco foi um homem de diálogo e extremamente dedicado à sua terra e ao seu povo. Ingressou cedo no serviço público chegando até o cargo de procurador. Joaquim também tinha a política no sangue. Foi secretário estadual, deputado federal por sucessivos mandatos, ministro do Interior e prefeito do Recife em duas ocasiões. E teve a honra de governar seu Estado, no período de 1991 até 1994. Estamos decretando luto oficial em Pernambuco por sete dias em sua memória, e queremos manifestar nossa solidariedade, neste momento de profunda tristeza, aos seus familiares e amigos. Em especial à sua esposa Sílvia, suas filhas e genros, e ao seu sobrinho José Neto, nosso secretário da Casa Civil". Afirmou o governador Paulo Câmara em nota oficial.

A deputada Priscila Krause também lamentou a morte de Joaquim: "Sua liderança firme, inconfundível pela voz forte e já saudosa, deixa lições pra sempre. Pernambuco e o Recife devem muito a esse homem de gestos e realizações marcantes, grandes obras e muitos serviços prestados. Referência nacional de administração pública séria e eficaz, Joaquim deixa como um dos grandes legados à nação a exitosa e atualíssima Lei de Responsabilidade Fiscal, da qual foi um dos principais formuladores, celebrando o zelo que lhe foi peculiar - e já faz tanta falta - no trato da coisa pública. Sílvia, filhas, genros e netos, recebam o meu abraço apertado e muitas orações, na certeza de que Deus nos dá forças. Joaquim sempre estará vivo por meio de seu legado, exemplo de dignidade e compromisso público".

O procurador-geral do Estado de Pernambuco, Ernani Medicis, e todos os que compõem a Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) lamentam o falecimento do ex-governador e procurador do Estado aposentado Joaquim Francisco. Ele foi procurador do Estado entre 1978 e 1994, tendo atuação destacada perante a Junta Comercial de Pernambuco. “Um homem público de grandes valor e cultura e com relevantes contribuições à vida do povo pernambucano. Aos familiares e amigos, expressamos votos de pesar e solidariedade”, externou  Medicis.

O também ex-governador João Lyra também externou pesar: "É com pesar que recebo a notícia da morte do ex-governador Joaquim Francisco, com quem tive a honra de conviver. Joaquim além de político leal e competente, que marcou história, era um ser humano íntegro. Pernambuco e o Brasil perdem uma grande referência.

Com lnformações de Ascom João Lyra, Ascom PGE-PE, 
Ascom Priscila Krause, lmprensa Recife, lmprensa PE e Wikipédia