terça-feira, 3 de agosto de 2021

Vogue Fever Recife

 

Em 2018, o Recife recebeu a primeira edição do Vogue Fever Recife - Festival Internacional de Vogue, um evento inclusivo, democrático e empoderador que emergiu da dança de rua e que tem identificação total com o público LGBTQIA+. Agora o Vogue Fever retorna em formato virtual a partir do dia 18 de agosto sem perder a pose e com um alcance ainda maior trazendo oficinas diversas e uma competição online.

 

O Vogue Fever Recife surgiu através de uma parceria do Coquetel Molotov com o Trio Lipstick que organiza desde 2015 o BH Vogue Fever na capital mineira, sendo considerado o primeiro evento internacional de Vogue do Brasil. Esta logo se tornou a maior Batalha de Vogue da América Latina, reunindo artistas e integrantes da cultura ballroom de todas as partes do Brasil e dos países vizinhos. 

 

Com incentivo do Funcultura, nesta nova edição, fazem parte da programação de oficinas e do júri profissionais renomados da dança na região como Pioneiro Edson Vogue Guerreiras (PE), Fênix Negra 007 (AL), Pioneira Mãe Yagaga Kengaral (CE), Legendary Prada 007 (PA) e Mother Tanesa Cabal (RJ). Toda a programação é gratuita e acontece online com inscrições no endereço coquetelmolotov.com.br. Em sua programação, o II Vogue Fever Recife está aberto para que as pessoas possam competir num Ball virtual com o envio de vídeos com suas coreografias musicadas. 

 

A segunda edição do evento vem para fortalecer também a cena do Recife, que apesar de recente, vem crescendo com diversos grupos e coletivos que trocam ideias constantemente. O evento proporciona esta chance dos coletivos locais também interagirem entre si e trocarem experiências com profissionais de outras regiões do país e do mundo. E como o Vogue possui forte ligação com os grupos LGBTQIA+ transitando entre as pessoas não-binárias, o evento agrega a maior diversidade possível de corpos na dança. 

 

Foi assim que o Vogue Fever Recife tornou-se ainda um evento acessível que trouxe também pessoas com deficiência para participar dos desfiles e da Ball ao lado de profissionais da área. O II Vogue Fever Recife possui incentivo cultural do Funcultura e conta com realização da Coda Produções e Trio Lipstick. 

 

BATALHAS - A Ball (competição de dança) do Vogue Fever Recife será realizada neste ano integralmente de forma online. As inscrições têm início no dia 1º de agosto, onde cada pessoa interessada em participar deverá enviar um vídeo com a sua performance para a seletiva. Após assistir todas as performances encaminhadas, o júri selecionará as oito melhores performances para participarem das próximas etapas.

 

Após a divulgação das selecionadas, será realizado um sorteio para a definição das chaves de batalhas. Cada participante receberá uma música específica para a gravação de um novo vídeo referente à próxima fase. E assim seguem as batalhas no estilo “mata-mata” até a final no dia 22 de agosto, que terá ainda uma festa com DJ set e a premiação dos melhores. 

 

PARTICIPANTES - Um dos principais nomes do estilo no estado, Pioneiro Edson Vogue Guerreiras é dançarino, pesquisador, ator, professor de dança e escritor. Começou a dançar frevo profissionalmente em 2010, iniciou no Voguing em 2008 e no Balé Clássico em 2009. Edson mantém uma pesquisa em dança, história e corporal idade chamada Frevoguing que também aborda o ensino do vogue a partir de um resgate do corpo “que ferve no carnaval com o frevo”. 

 

Fênix Negra 007 é dançarine profissional com graduação em Dança e Técnique em Produção de Moda. Com mais de 15 anos no estudo de danças, principalmente afro diaspóricas, atualmente estuda a fusão da dança voguing com a dança do orixá Ogun, tendo participado de programas e premiações nacionais como o AfroLab de Moda Digital (Preta Hub, Feira Preta e British Council), Ocupação ModaInfo Senac/SP e Prêmio Latinidades Pretas.

 

Travesti de 21 anos residente em Fortaleza, Pioneira Mãe Yagaga Kengaral é nacionalmente reconhecida como uma das três Pioneiras do Vogue no Norte/Nordeste. A mesma é Mãe da Casa Kengaral que foi aberta em 2019 e é fundadora do Coletivo Becha Cearense que trabalha principalmente com Ballroom e corpes LGBTQIA+ em situações de vulnerabilidade. Yagaga participou das edições do BH Vogue Fever desde 2017 e atua como produtora, apresentadora, chanter, professora e performer.

 

Legendary Prada 007 (Rafa de Prada), 25 anos, iniciou seus estudos e imersão em ballroom em 2016. Entre balls e categorias, se especializou nas categorias de Vogue Fem Soft and Cunt e Hands Performance. Já ministrou workshops de Vogue Fem na Escola Mirai de Dança, instituição de referência em danças urbanas. Além disso, desenvolve um papel importante na expansão da cena ballroom no norte do país, através de projetos como Belém Is Burning.

 

Mãe da Kiki House of Cabal na região serrana do Rio de Janeiro, Tanesha Jennifer é a responsável no Brasil pela International House of West desde 2018. Tanesha é instrutora de dança em estudos como vogue, hip-hop, dancehall e heels no Studio de Dança Rafaela Ribeiro, Power Pole Studio e Laboratório de Dança Interurbanus LAB. Trabalha profissionalmente com dança desde 2013 e hoje é coreógrafa e dançarina na Cia Interurbanus de Teresópolis, tendo atuado como jurada em Balls pelo país.

 

OFICINAS - Na programação do festival, entre os dias 18 e 21 de agosto acontecem oficinas de formação com temas diversos a serem ministrados pelos convidados desta edição. No primeiro dia, Mother Tanesha Cabal apresenta a Oficina de Vogue Fem: Elementos e Coreografia. A professora vai ensinar a técnica da modalidade a partir dos cinco elementos principais e finalizando com uma coreografia. As dinâmicas incluem: musicalidade, coordenação motora e improviso.

 

O segundo dia de oficinas vem com Legendary Prada 007 e a Oficina de Vogue Fem Soft and Cunt. Esta é a forma mais suave e fluida da dança onde Prada vai ensinar a técnica da modalidade com elementos e coreografia.

 

Pioneiro Edson Vogue Guerreiras apresenta na sexta (20/8) sua Oficina de Frevogue, nome da pesquisa em que desenvolve as interfaces do Frevo e do Voguing. Serão abordadas as relações estéticas, organizacionais, de passos e improvisos, assim como o tipo de energia e estado corporal que duas modalidades apresentam.

 

O sábado (21/8) reserva duas oficinas, sendo a primeira “Oficina de Runway” com Fênix Negra 007. Runway é uma categoria que exalta a caminhada levando em conta os elementos fashion de quem desfila: roupas, acessórios, revelações e transformações. Na oficina, além de reconhecer historicamente a influência dos desfiles de moda tradicionais na passarela, é possível aprender elementos que podem auxiliar na performance.    

 

A última atividade é da Pioneira Mãe Yagaga Kengaral com sua Oficina de Vogue Fem: elementos e coreografia em que ela vai ensinar a técnica da modalidade em sua visão dos elementos principais do vogue incluindo dinâmicas com musicalidade, coordenação motora e improviso.

 

SOBRE A DANÇA - Vogue é uma dança que surgiu em Nova York na primeira metade do século XX. As comunidades gay, trans, latino e afroamericana encarceradas devido à sua orientação sexual, tinham como diversão copiar as poses das modelos das revistas femininas, em especial a Vogue. 

 

Esta competição pela melhor pose deu origem a um estilo de dança e um aspecto cultural presente nas ruas das periferias de grandes cidades em diversas vertentes. Foi assim que o Vogue ganhou espaço em diversas comunidades LGBTQIA+ do mundo, que se identificaram com a sua proposta. A dança conseguiu visibilidade com o lançamento da música “Vogue”, da Madonna, e do filme “Paris is Burning”, de Jennie Livingston, na década de 1990.


II VOGUE FEVER RECIFE

De 18 a 22 de agosto de 2021

Aberto ao público

 

Programação

 

Quarta 18/08

19h30 - Oficina Elementos com Mother Tanesha Cabal

20h30 - Divulgação dos 8 selecionados para a Ball

21h - Sorteio das Chaves

 

Quinta 19/08

19h30 - Oficina Soft & Cunt com Legendary Prada 007

 

Sexta 20/08

19h30 - Oficina de Frevo com Pioneiro Edson Vogue Guerreiras

20h30 - Transmissão dos vídeos com votação online top 8 ---> top 4

 

Sábado 21/08

14h - Oficina de Runway com Fênix Negra 007

15h - Oficina Vogue Fem com Pioneira Mãe Yagaga Kengaral

17h30 - Seminário com Pioneiro Edson Vogue Guerreiras, Fênix Negra 007, Pioneira Mãe Yagaga Kengaral, Mother Tanesha Cabal e Legendary Prada 007

19h30 - Transmissão dos vídeos com votação online top 4 ---> top 2

 

Domingo 22/08

18h - DJ set com

19h00 - Performance de juri, melhores momentos finalistas, etc

19h30 - Transmissão ao vivo dos vídeos com votação online

 

SERVIÇO:

 

SEGUNDA EDIÇÃO DO VOGUE FEVER RECIFE ACONTECE EM AGOSTO COM VERSÃO ONLINE E PARTICIPANTES DE TODO PAÍS

 

Incentivo cultural: Funcultura - Governo de Pernambuco

Realização: Coda Produções e Trio Lipstick

Gratuito
Mais informações: www.coquetelmolotov.com.br