domingo, 14 de julho de 2019

Recife: o que abre e o que fecha no feriado

A festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, chega em sua 323ª edição e algumas atividades da Prefeitura serão suspensas na segunda-feira (15) e na terça-feira (16) em função das festividades. Segunda é ponto facultativo transferido do Corpus Christi (20 de junho). Neste domingo (14), é possível pedalar ao longo da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, das 7h às 16h.
Para quem aprecia atividades ao ar livre, até o fim deste mês, os parques Santana e Macaxeira, na Zona Norte do Recife, e Santos Dumont, na Zona Sul, estão com programação gratuita, em dias alternados. No Parque Santos Dumont, em Boa Viagem, e no Santana, na Zona Norte, as atividades são sempre nas terças, quintas e sábados. No Parque da Macaxeira, a programação acontece nas quartas, sextas e domingos. O Recife Férias segue até o dia 28 de julho, das 15h às 18h.
Confira abaixo, em detalhes, o funcionamento dos serviços e atividades da Prefeitura do Recife neste feriado de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da capital.
POSTOS DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE – O Centro de atendimento ao contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura, fecha segunda (15) e terça (16) e reabre na quarta (17). Quem precisar de atendimento presencial pode ir ao Expresso Cidadão do Shopping RioMar. A Secretaria de Finanças orienta acessar o Portal de Finanças da Prefeitura do Recifehttps://portalfinancas.recife.pe.gov.br.
COMPAZ E BIBLIOTECAS – Tanto os Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), quanto o Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e as Bibliotecas Populares de Afogados Jornalista Ronildo Leite e a de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes estarão fechados nesta segunda-feira (15) e terça-feira (16). As Bibliotecas Populares de Afogados e Casa Amarela também não funcionarão devido ao feriado de Nossa Senhora do Carmo. Os equipamentos retomam as atividades normalmente na quarta-feira (17).
CULTURA – O Paço do Frevo estará fechado na segunda-feira (15). Na terça (16), o espaço funciona no horário de atendimento regular, das 9h às 17h, com última entrada às 16h30.
O Museu da Cidade abrirá sábado, domingo e terça (16), dia do feriado. Só fecha na segunda, como de costume, já que o funcionamento normal é de terça a domingo.
O Museu Murillo La Greca abre apenas no sábado à tarde, das 15 às 18h.
MULHER – O Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados durante a segunda e a terça-feiras (15 e 16 de julho). No entanto, o Liga, Mulher, disque-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107.
EMPREGO – As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados e Rio Branco não funcionam na segunda (15) e na terça (16). Os serviços retornam na quarta.
ESPORTES – Os programas esportivos realizados pela Secretaria Executiva de Esportes assim como as 19 Academias Recife não funcionarão na segunda e terça-feira (15 e 16). As atividades retornam na quarta (17).
MERCADOS E FEIRAS – A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que os mercados públicos e Feiras Novas terão os seus horários alterados apenas na terça-feira (16), abrindo das 6h às 13h. Nos demais dias os horários serão os seguintes: sábado (das 6h às 18h), no domingo (das 6h às 13h) e na segunda-feira (mercados: das 6h às 18h / feiras: das 6h às 18h). O Calçadão dos Mascates (Camelódromo)não funciona na terça-feira (16), além do domingo - quando já fecha normalmente. É importante lembrar que cada permissionário decide se abre, ou não, o seu boxe.
TURISMO E LAZER – Até o fim de julho, os parques Santana e Macaxeira, na Zona Norte do Recife, e Santos Dumont, na Zona Sul, estão comprogramação gratuita, em dias alternados. Desta forma, tem programação nos parques neste feriadão de Nossa Senhora do Carmo. No Parque Santos Dumont, em Boa Viagem, e no Santana, na Zona Norte, as atividades são sempre nas terças, quintas e sábados. No Parque da Macaxeira, a programação acontece nas quartas, sextas e domingos. O Recife Férias segue até o dia 28 de julho, das 15h às 18h.
O Olha! Recife oferta passeios guiados e gratuitos neste sábado (13), para o Parque Estadual de Dois Irmãos, e domingo (14), pelo Centro da cidade. Mais informações e inscrições pelo sitewww.olharecife.com.br. Já quem prefere um passeio de bike vai contar com a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, neste domingo (14), das 7h às 16h.
MEIO AMBIENTE  Os equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife, ligados à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade,estarão abertos ao público no feriado do Dia da Nossa Senhora do Carmo, terça-feira (16). Na véspera (15), o Jardim Botânico do Recife (JBR), na Zona Oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, estarão fechados, pois não funcionam às segundas-feiras. A programação da Ecoférias ocorrerá em ambos os espaços na terça e o público poderá aproveitar a folga participando de diversas atividades atrelando conhecimento ambiental e diversão.
PROCON – Estará fechado na próxima segunda-feira (15) e terça-feira (16) por ocasião do Feriado de Nossa Senhora do Carmo.
Tanto a sede, na Boa Vista, quanto os postos avançados no Compaz Ariano Suassuna e Compaz Eduardo Campos, voltam a funcionar normalmente na quarta-feira (17), das 8h às 13h.
TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na segunda-feira (15) e na terça-feira (16).
Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Rua Frei Cassimiro, 91, no bairro de Santo Amaro, e oatendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quarta-feira (17), a partir das 8h até as 13h.
EDUCAÇÃO – A Secretaria de Educação informa que as escolas e creches-escolas municipais estão em recesso neste mês de julho. As aulas serão retomadas do dia 24 de julho.
SAÚDE – Durante o feriadão municipal de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, as quatro Upinhas 24 horas – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo para atender as pequenas urgências dos moradores das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais, estarão fechadas, reabrindo normalmente na quarta-feira (17).
O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, será normal durante o feriadão para a realização de partos encaminhados através do Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, do HMR, funcionará normalmente durante todo o feriado, 24 horas, com atendimento multidisciplinar.
As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24 horas, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento multidisciplinar 24 horas às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima, Arnaldo Marques e o Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando no feriadão.
Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no sábado (13), domingo (14), segunda (15) e terça (16), das 8h às 12h, para os moradores do Recife. Na quarta-feira (17), o serviço voltará ao seu horário de funcionamento normal, até às 17h.
Já o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.
O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição 24 horas para identificar pessoas com doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias poderá ser acionado pelo 0800 201 2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) funcionará normalmente.
HOSPITAL VETERINÁRIO – O Hospital Veterinário do Recife estará fechado na segunda-feira, 15, e na terça-feira, 16, retornando o atendimento normal de consultas e de urgência na quarta-feira, 17 de julho. Para o agendamento de consultas os números são: 3446 9126, 3446 6201 e 3224 3020.
ASSISTÊNCIA SOCIAL – Não funcionarão, na segunda-feira e na terça-feira, 15 e 16 de julho, respectivamente, ponto facultativo e feriadomunicipal de Nossa Senhora do Carmo, Padroeira do Recife, os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e a Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente 24 horas.
DIREITOS HUMANOS – O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência fecham na terça-feira e quarta-feira, 15 e 16, respectivamente, retornando normalmente na quarta-feira, 17.
Já o Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem na terça-feira, 16, Dia da Santa Padroeira do Recife. As cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar ficam na altura da Rua Bruno Veloso, no Posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.
ESPAÇO DE PROTEÇÃO – Desde esta sexta-feira (12), até o dia 16, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPSDDH) manterá instalado, no Pátio do Livramento, Espaço de Proteção para ofertar atenção a crianças de 7 a 12 anos. As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (SEAS) convidarão as crianças - a maioria em situação de vulnerabilidade, porque são levadas pelos pais que trabalham durante a Festa da Padroeira – para ficar no Espaço, das 17h às 23h, onde serão realizadas oficinas de brincadeiras, artes, entre outras atividades.


EMPREENDEDORISMO - As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna não funcionam na segunda (15) e na terça (16). Os serviços retornam na quarta.

Imprensa Recife