quarta-feira, 14 de julho de 2021

TIM anuncia cobertura 4G em 100% dos municípios pernambucanos em 2021

 

Num cenário de intensa busca por conectividade, a TIM apresenta o seu plano de ampliação de infraestrutura de rede em Pernambuco, que tem foco na cobertura 4G de todos os municípios do Estado até o fim deste ano. Para atingir o objetivo, serão implantados e ampliados 183 sites (antenas) em 67 localidades do Estado, resultando em 23 novos municípios cobertos pela tecnologia. Com o incremento, a operadora cresce em 23% a sua abrangência, no comparativo com o ano passado, e alcança a cobertura em 100% das cidades pernambucanas.

Os dados foram apresentados em reunião realizada nesta quarta-feira (14) entre o CEO da TIM, Pietro Labriola, e o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara. “Pernambuco é um estado estratégico para a operadora, e nossa missão é levar até o fim deste ano a tecnologia 4G para todas as cidades do Estado. No Brasil, a retomada da economia passa também pela digitalização. Então a TIM quer mostrar toda essa potencialidade do Estado de Pernambuco. Ao disponibilizarmos para os moradores do interior maior velocidade de transmissão de dados, estamos elevando a qualidade de vida e promovendo a inclusão digital, inclusive ajudando quem precisa da internet móvel para trabalhar e estudar, especialmente neste cenário de pandemia, em que a conectividade se tornou ainda mais essencial”, anunciou o CEO da TIM Brasil, Pietro Labriola.

No encontro, a operadora destacou a campanha Quero 4G da TIM na Minha Cidade, que percorreu 33 cidades pernambucanas para ouvir da população os locais prioritários para ativação da rede 4G. A ação faz parte da meta da companhia de cobrir a totalidade das cidades até o fim deste ano. A campanha tem um braço digital, com a criação de site com enquete, postagens no Instagram e Facebook, e ações presenciais com carros de som e caminhão-vitrine da TIM. A proposta é dar autonomia e voz aos moradores, para que possam definir onde querem a rede em funcionamento, prioritariamente, de acordo com as características de cada local.

A TIM foi a primeira empresa a firmar o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a Anatel e o investimento vai permitir aumentar ainda mais a presença da operadora no Nordeste e universalizar a rede de quarta geração em Pernambuco. Serão mais 145 mil pernambucanos impactados diretamente com a universalização do 4G da TIM até o fim deste ano.

Com foco na solução de problemas relacionados à estrutura das torres tradicionais de telecomunicações, a TIM destacou a importância do biosite - equipamento criado e patenteado pela companhia, que resolve questões como impacto visual, custo e agilidade de instalação de antenas. Trata-se de uma torre metálica, com aparência de um poste de iluminação pública, que comporta em seu interior todos os componentes de um site, com a vantagem de ser sustentável, moderno e capaz de melhorar a cobertura em locais onde seria inviável instalar uma grande estrutura.

Além da transmissão de sinal, o biosite pode agregar múltiplas funções, porque permite a instalação de câmeras de segurança e pontos de iluminação pública. A solução da TIM já pode ser vista em 307 municípios brasileiros. Em Pernambuco, são 36 biosites, sendo 20 distribuídos nas cidades de Recife e Olinda. Na capital, é possível visualizá-los no Parque Dona Lindu, na Pracinha da Igreja de Boa Viagem e no Shopping Recife, por exemplo.

O presidente da operadora ressaltou ainda a recente parceria da TIM com a Kroton, vertical B2C de ensino superior da Cogna Educação, que vai permitir que mais pessoas possam se capacitar para entrar no mundo do trabalho via celular. A TIM apresenta as iniciativas que permitirão ampliar o acesso à educação por meio da sua tecnologia, alcançando uma base de mais de 50 milhões de pessoas.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, comemorou a universalização da rede 4G da TIM no Estado. “Esta é uma boa notícia, porque sabemos das dificuldades de infraestrutura da rede e a conectividade é fundamental para nossa economia, porque gera mais oportunidades para as pessoas e aquece o mercado de trabalho, além de impactar diretamente em outros setores, como nas áreas de educação com as aulas remotas”, afirmou o gestor.

Participaram ainda da reunião o vice-presidente de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM, Mario Girasole, o CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, o diretor de Relações Institucionais da TIM Brasil, Leandro Guerra, o diretor de Vendas da TIM Nordeste, Fábio Reis, e o executivo de Relações Institucionais da TIM Nordeste, Felipe Leão. Do governo, participaram o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio e a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça.