quarta-feira, 14 de julho de 2021

Artista Plástico Alexandre Almeida abre seu ateliê

 

Paulista é uma cidade que abriga grandes artistas de diversos segmentos, reconhecidos no âmbito nacional e internacional. Na tarde da última terça-feira (12), o secretário Executivo de Cultura do município, Isaac Ramos e os Secretário Executivo de Imprensa, Jota Júnior, junto com sua equipe, conheceram mais um talento da nossa terra. O grupo esteve no Ateliê de Alexandre Almeida, um notório artista plástico que vive na área rural de Paulista.

Alexandre Almeida, 50 anos, é conhecido como “O criador do inexistente”. Ele transforma em arte entulhos e itens que as pessoas consideram inutilizáveis, recolhendo as peças e dando novamente utilidade ao que já se encontrava descartado.

O artista nasceu no Recife e mudou-se para Paulista com sua família quando tinha 6 anos de idade. Por isso, se considera paulistense. “Essa cidade me acolheu quando criança e até hoje vivo e não pretendo sair dela. Por isso, meu ateliê de arte sustentável fica aqui”, disse.

Alexandre pode ser descrito como um homem simples, agricultor, pai de família e amante da natureza. Sua história na arte teve início quando seu filho o questionou sobre o que ele estava fazendo para contribuir com a natureza. Sua resposta veio à tona com a seguinte mensagem: trazer de volta à existência o que já fora descartado.

Em seguida, Almeida dirigiu-se a um ferro velho e deu início a sua carreira de sucesso na arte. Em seu processo criativo, ele se inspirava em objetos do cotidiano: carros, motos, máquinas e outros.

Com seu trabalho, Alexandre já realizou grandes exposições, como a FENEARTE, em 2009, na qual recebeu menção honrosa, além do reconhecimento de grandes artistas plásticos. Ele também participou da X Edição do Anuário Brasileiro de Artes Plásticas, realizado em São Paulo, sendo vencedor da edição.

Alexandre já carrega 11 anos de bagagem. As obras do artista somam mais de duzentas peças, que foram mostradas ao público pela primeira vez em 2008, numa coletiva realizada no espaço de Artes Inez da Fonseca, no Pina, no Recife. No mesmo ano, fez sua primeira exposição individual “Esculturas em sucata de aço”, realizada no Aeroporto Internacional dos Guararapes, e outra individual, no Shopping Guararapes.

Uma de suas obras mais significativas é um coração humano que fica na entrada do ateliê. “Tenho um apego a essa arte, já vendi mais de 500 dela no mundo todo”, declarou. Além do coração na entrada, outras artes compõem seu espaço. Fazem parte do local uma banheira que virou banco, janelas feitas com carroceria de caminhão, trilho de trem que virou cadeiras, sucatas em luminárias, telefones antigos e interruptores, entre outras coisas.

Quando começou no ramo, Alexandre nem sabia onde chegaria. Deixou a vida levar e a imaginação atuar. Hoje, ele sonha em transformar o galpão em um centro cultural para receber pessoas de todos os lugares e levá-las a ter consciência ambiental, amor pelas artes e valorização aos artistas locais.

“Quero mostrar meu trabalho, principalmente aos moradores de Paulista, que a maioria não conhece minha arte e nem imagina que um artista como eu vive aqui”, afirmou.

Alexandre Almeida deseja deixar um legado na cidade e em sua família. “Minha intenção é mudar a consciência ambiental dos paulistenses. Quero deixar um legado de arte na vida das pessoas. Meu desejo é que meus netos possam ver minha arte espalhada pela cidade que eu amo e pensar que foi meu avô quem fez”, finalizou.

Endereço e horário de funcionamento do ateliê para visitação

Mumbeca: Cesário de Melo - Paulista
Horário: 8:00 às 17:00
Instagram: @alexandrealmeida.arte

lmprensa Paulista PE