quarta-feira, 14 de julho de 2021

Preservação de documentos e mulheres serão temas de eventos do Museu da Imigração

 

Na segunda quinzena de julho, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – promoverá um intenso cronograma de atividades online. Entre as temáticas, o público terá a oportunidade de acompanhar ações sobre preservação, artesanato, mulheres, contação de história e mobilidade humana.

Em parceria com o SISEM-SP, a oficina “Como preservar documentos de família” acontecerá no dia 15 (quinta-feira), às 15h, no Zoom. Na aula, a responsável pelo Arquivo Institucional no MI, Letícia Brito de Sá, apresentará a maneira correta de conservar fotografias e objetos de acervos pessoais. Para participar, é necessário se inscrever antecipadamente.

No dia 17 (sábado), o artesanato será o foco de mais uma edição da oficina “Ponto a Ponto”, na qual os educadores Bruna Marques e Luiz Gregório ensinarão a técnica teia de aranha, também às 15h. Os interessados em acompanhar a ação, diretamente no Zoom, devem realizar a inscrição até o dia 16 (sexta-feira), às 17h.

Em mais uma live da série “Conversas entre MI e MC”, as equipes técnicas das instituições irão se reunir no dia 20 (terça-feira), no Instagram, às 17h. A troca de experiências terá como pauta o desenvolvimento da curadoria de duas exposições: “O Feminino no Café, 1870-1930”, cuja inauguração está agendada para 22 de julho no Museu do Café, e “Mulheres em movimento”, a ser lançada em breve no equipamento cultural de São Paulo. Questões de gênero, poder e silenciamento estão entre os assuntos previstos.

Pensando no público infantil e familiar, uma contação de história, com a mediadora do espaço de leitura “Semear Leitores”, Gabrielli Chagas, será realizada no dia 25 (domingo), às 16h30. Ainda no Instagram, a transmissão ao vivo se baseará no livro “O Grúfalo”, de Julia Donaldson, uma divertida fábula relacionada aos poderes da imaginação.

Finalizando a programação do mês, no dia 29, o educador Guilherme Ramalho conduzirá mais uma live da série “A situação das mobilidades humanas na pandemia”, às 17h. O bate-papo, também no Instagram, receberá a integrante da Presença da América Latina (PAL), Monica Rulo. Na ocasião, o foco será a atuação dessa organização da sociedade civil, criada em 2004, com a finalidade de articular e fortalecer comunidades de imigrantes latino-americanos residentes no Brasil. O encontro abordará, ainda, a experiência da convidada como Conselheira Extraordinária Imigrante no Conselho Participativo Municipal de Ermelino Matarazzo e os mecanismos de participação popular na elaboração de políticas públicas.

Serviço
Oficina “Como preservar documentos de família”
Data: 15 de julho
Horário: 15h
Plataforma: Zoom

Oficina “Ponto a Ponto: ponto teia de aranha”
Data: 17 de julho
Horário: 15h
Plataforma: Zoom

Live “Conversas entre MI e MC”
Data: 20 de julho
Horário: 17h
Plataforma: Instagram

Contação de História “O Grúfalo”
Data: 25 de julho
Horário: 16h30
Plataforma: Instagram

Live Série “A situação das mobilidades humanas na pandemia”
Data: 29 de julho
Horário: 17h
Plataforma: Instagram

Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Tel.: (11) 2692-1866
Funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 17h (fechamento da bilheteria às 16h).
R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local - Bicicletário na calçada da instituição

Ascom Museu da lmigração