O candidato à Prefeitura do Recife, Tecio Teles (Novo), participou de uma reunião com a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL) e empresários locais nesta quinta-feira (12). O encontro, mediado por Frederico Leal, presidente da CDL, teve como objetivo discutir as propostas de Teles para a cidade, com foco especial na revitalização do Centro do Recife e em soluções para os desafios enfrentados pelo comércio da região.
Tecio Teles iniciou sua apresentação destacando sua origem e trajetória. "Não venho de uma família tradicional na política e a minha experiência é fruto de 16 anos em gestão nos setores público e privado”, afirmou, posicionando-se como representante de uma direita lúcida, com uma visão liberal para a economia. Ele ressaltou sua motivação para concorrer ao cargo de Prefeito do Recife: “Minha candidatura nasce da indignação com a situação da cidade e da percepção de que Recife precisa mudar de rumo e essa mudança começa na iniciativa liberal, nos empresários que geram empregos e desenvolvimento econômico”.
Ao falar sobre a atual situação do Centro do Recife, Teles foi enfático: “Hoje, o Centro do Recife se parece com Havana. Prédios abandonados e ruas vazias refletem o abandono da gestão atual. Tudo isso é consequência de 24 anos de um mesmo grupo político no poder”, criticou, referindo-se às gestões do PT e PSB.
Entre suas principais propostas, Tecio Teles defendeu a revitalização do Centro do Recife, incentivando a ocupação dos bairros históricos com moradias dignas e acessíveis através do programa de Retrofit, além de criar políticas que favoreçam a construção de habitações na área central.
“Precisamos aumentar a densidade habitacional em bairros como Santo Antônio, São José e Boa Vista, com incentivos fiscais e parcerias público privadas para viabilizar habitações sociais”, explicou.
Sobre a questão da segurança no Centro do Recife, Tecio Teles, destacou que foi o primeiro candidato a defender a temática de armar a guarda, que além do patrimônio, terá o papel de proteger mais o cidadão. E além disso, vai criar a Academia da Guarda Municipal, para capacitar e contratar novos agentes.
"O primeiro passo é garantir a segurança, proporcionando uma sensação de proteção para quem circula pelo Centro do Recife. O segundo é preparar a cidade para receber novos moradores, que passarão a consumir e viver essa região. Precisamos devolver a cidade aos recifenses.”
Outro ponto abordado foi o caos no trânsito da cidade e a importância de um planejamento para a mobilidade urbana do Recife.
“O nosso plano de governo incluiu a criação da CET-Recife, uma Companhia de Engenharia de Tráfego dedicada a planejar, operar e fiscalizar o trânsito. A nova entidade será responsável por promover uma gestão integrada e eficiente do tráfego, trazendo um olhar técnico e estratégico para enfrentar os desafios da mobilidade e garantir uma circulação mais fluida nas vias da cidade. Nosso objetivo é transformar a mobilidade urbana e garantir que todos os recifenses possam se deslocar com eficiência”, finalizou Tecio Teles.