sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Chicama leva o tempero do chef Biba Fernandes para Carneiros


O verão de Carneiros, um dos balneários mais badalados de Pernambuco, ganha um reforço de peso. O restaurante Chicama, do premiado chef Biba Fernandes, inaugura sua segunda unidade, a primeira fora do Recife. Instalado na Pousada Praia dos Carneiros e com acesso ao público passante, o restaurante aposta no frescor dos ingredientes da terra - como por exemplo os peixes da região e os aratus, crustáceos pescados pela comunidade local, que pelas mãos de Biba, viram deliciosos caldinhos e outras receitas servidas aos clientes.

O flerte do chef pelo mar não é novidade. Amante do surf, Biba começou sua carreira gastronômica com um sushi-bar em Porto de Galinhas, antes de decidir pelo tempero fresco do Peru, para abrir o seu primeiro restaurante, o Chiwake. “Foi inclusive através desse esporte que eu pratico há muitos anos que fui ao Peru pela primeira vez. E isso se relaciona com meu fazer na cozinha, minha identidade.”

O nome Chicama vem de uma praia localizada no Norte do Peru. "A base do restaurante também é frutos do mar, mas com uma abertura maior para a brasilidade”, diz Biba Fernandes. A versão turbinada dos camarões GG na brasa ao alho e óleo, agulhinhas fritas, paella de frutos do mar, ostras frescas e caldinho de aratu com farofa de dendê figuram ao lado do atum selado, carne de sol acebolada com creme de queijo manteiga e macaxeira frita, e, claro, outras diversas opções de cebiches e tiraditos compõem o vasto menu do Chicama.

BEBIDAS COM A CARA DO VERÃO
Com a abertura do Chicama Praia dos Carneiros, o chef também apresenta seus rótulos de vinho próprios, o Chicama Pinot Noir e o Chardonay. Para harmonizar um jantar ou acompanhar um belo entardecer à beira-mar ou na piscina, o restaurante também oferece uma robusta adega além de uma carta de drinks próprios. Os hóspedes podem contar com o serviço do Chicama à beira da piscina e em outras áreas da pousada.

SOBRE O GRUPO
Desde 2007 o chef Biba Fernandes comanda o Chiwake, restaurante pioneiro no Recife e em Pernambuco na cozinha peruana, eleito em 2023 como o Melhor Restaurante Latino-Americano do Brasil pela revista Prazeres da Mesa e em 2024, figura entre os 100 melhores do Brasil, em ranking publicado pela Revista Exame.

Com uma identidade marcada pela paixão pela comida nikkei - fusão entre a culinária peruana e japonesa -, Biba se especializou em unir sabores únicos, assinando cardápios originais e surpreendentes. Adequando a matéria-prima e os temperos originais ao paladar brasileiro, ele conseguiu manter o DNA peruano e apresentar ao público recifense as maravilhas da comida andina. E hoje, 17 anos após a abertura do Chiwake, construiu uma base fiel de clientela ao mesmo tempo em que continua cativando novos apaixonados. 

Irmão mais novo do Chiwake, o Chicama chegou na Zona Sul do Recife há 10 anos. “As pessoas me pediam muito uma unidade no outro lado da cidade e foi assim que resolvemos abrir o Chicama. Inicialmente em Boa Viagem e hoje dentro do Cabanga Iate Clube, aberto para todos os públicos. Em 2024 foi a vez da expansão da marca, chegando a Carneiros, uma das praias mais disputadas de Pernambuco.

O aji, o gengibre e a batata doce são ingredientes basilares na gastronomia de Biba. Mas também muitos outros acompanham os peixes e frutos do mar fresquíssimos que predominam em seu cardápio. “Gosto muito de trabalhar unindo tradições, com misturas. E o Peru e o Nordeste têm muito em comum na agricultura. Macaxeira, banana-da-terra, milho, coentro… Apesar de serem usados de formas diferentes aqui e lá, são ingredientes que conhecemos bem, então já cria essa união de cara”, pontua o chef. 

Diversidade para todos os paladares

Para se manter atualizado das novidades da cena gastrô peruana, Biba costuma viajar ao Peru regularmente. Na bagagem de volta ao Recife nunca faltam ingredientes e muitas ideias que são incorporadas na cozinha dos seus restaurantes. Até os pratos mais tradicionais e queridos da clientela ganham atualizações de tempos em tempos. “O ceviche e o tiradito, por exemplo, que são o mesmo que falar de Peru na gastronomia, são nossos carros-chefes e temos hoje 5 variações. A diferença entre os dois é o corte e a montagem, mas em ambas as entradas os peixes são marinados da mesma forma”, explica Biba.

Além dos pratos já citados, o cardápio da casa é composto por uma seleção variada e rica em sabores e fusões. Como o filé de peixe e camarões grelhados com concassé de tomate com manjericão e purê de batata doce polvilhado com castanhas crocantes de caju; o macarrão de arroz refogado no óleo de gergelim com aspargos frescos, brócolis e shitake enquanto ótima opção vegetariana; espaguete ao molho huancaina (creme de queijo e ají) com camarões; arroz de polvo e camarões grelhados; filé grelhado e bolinho de macaxeira recheado com queijo coalho em salsa nikkei levemente picante; e arroz de cordeiro com parmesão maçaricado, só para citar alguns dos pratos que compõem o menu.

SERVIÇO
Chicama Praia dos Carneiros:
Via Litorânea dos Carneiros, sem número - Pousada Praia dos Carneiros 
Todos os dias: das 10h às 22h
Instagram: @chicamacarneiros 

Chicama Recife
Avenida Engenheiro José Estelita, s/n, Cabanga Iate Clube
Terça a sábado: das 11h às 23h | Domingo: 11h às 17h
Aberto a sócios e não-sócios do Cabanga Iate Clube
Instagram: @chicamarecife

Chiwake:
Rua da Hora, 820, Espinheiro
Almoço: terça a quinta, das 11h30 às 15h | sexta a domingo, das 11h30 às 16h
Jantar: terça e quarta, das 19h às 23h | quinta a sábado, das 19h às 00h
Instagram: @chiwake_recife