As ambiguidades, bifurcações, manhas e (múltiplos) sentidos da língua - portuguesa - coreografam a letra e a melodia da composição “Lambada Exuberante”, do cantor e compositor pernambucano PC Silva com o maranhense Zeca Baleiro. O single, lançado nesta sexta-feira (13/9) em todas as plataformas digitais, explora as potencialidades do idioma através de um jogo de palavras marcado, sobretudo, pela sensualidade nos versos, na estrutura e na proposta de experimentação lançada por um ritmo quente e envolvente sob contornos delineados no Norte do Brasil.
Ouça aqui a composição: https://tratore.ffm.to/lambada_exuberante
“A música sempre tem essa face voltada para a sensualidade e, ultimamente, a linha da sensualidade tem sido rompida, em busca de uma sexualização, muitas vezes, extrema. Quando comecei a compor ‘Lambada Exuberante’, a ideia foi associar sensualidade numa relação com a língua portuguesa. A nossa língua, que é extremamente rica de possibilidades, como por exemplo a letra X poder ter som de Z, como aborda o início da letra da canção”, diz PC Silva sobre a música incluída no novo álbum, “Me Dê Notícias do Universo”, previsto para outubro. “É esse convite e uma sinalização de que é possível frequentar esse lugar da sensualidade, e até da sexualização, sem que a poesia se perca já nas preliminares.”
A parceria com Zeca Baleiro nasceu de um encontro entre o fã PC Silva e o ídolo já consagrado na música brasileira intermediado pelo também compositor pernambucano Juliano Holanda, em São Paulo. A troca de mensagens e a ideia de composições sucederam o chope. “Depois desta já compusemos outras quatro músicas. PC é um cara muito musical, bom melodista, bom cantor. A música ficou incrível, estou muito feliz com essa parceria e honrado com o convite pra participar da gravação”, conta Zeca. “Mandei uma ideia que já estava adiantada e que tinha uma parte de que não gostava. Ele devolveu azeitada. Toquei em algumas ocasiões, e quem ouviu adorou, de cara”, recorda PC, outrora assíduo na plateia dos shows de Zeca Baleiro na UFPE quando era estudante de arquitetura e urbanismo.
Parte das gravações ocorreu no estúdio Carranca, no Recife, onde PC Silva trabalhou o instrumental e os vocais, e a finalização foi realizada no Al Gazarra, em São Paulo, cidade onde mora o músico maranhense. A composição é a terceira do novo álbum apresentada ao público - as anteriores são “Beira de Mar”, música futurista sobre fim do mundo em uma distopia climática, e “A Flor das Algarobas”, tributo à quase octogenária Severina Branca, ícone da cultura poética do Sertão do Pajeú pernambucano.
A diversidade sonora, poética e temática extraída de singles tão diferentes - e em contraste com a uniformidade predominantemente afetivo-sentimental do disco anterior de PC Silva, “Amor, Saudade e Tempo” - projeta a versatilidade artística do cantor e compositor pernambucano já gravado por Ney Matogrosso, Simone e Mônica Salmaso e pertencente ao Coletivo Reverbo, conjunto de artistas da nova cena musical do estado do qual fazem partes nomes como Martins, Almério e Flaira Ferro, entre outros.
“Esse álbum tem um pouco mais de diversidade sonora, comparando com o meu álbum anterior. É uma continuação do trabalho. O novo disco traz um Brasil mais percussivo e mais rítmico. Vou até onde consigo ir nessa paquera entre as coisas que cresci ouvindo e o que tenho ouvido atualmente. “Lambada Exuberante” ilustra bem isso. Tem um quê de bolero e também é uma música pra mandar “inbox” praquele contatinho”, destrincha o cantor.
A música da parceria entre os músicos nordestinos contém versos repletos de uma suavidade sedutora e letra com incursões por uma ambiguidade atraente. Vai de “Sua língua em mim / Lambada Exuberante / Gosto interessante / Xis com som de zê” a “Sua boca acesa / Arcada em meu pescoço / Fruto sem caroço / Fácil de morder”, sem desaguar na facilidade de construções previsíveis ou apelos eróticos despudorados. É uma lambada sonora e verbal - mas sem desgoverno da língua pelos caminhos do prazer.
SERVIÇO
Lançamento de “Lambada Exuberante”, de PC Silva e Zeca Baleiro
Quando: sexta-feira, dia 3/9
Onde: em todas as plataformas digitais
Música faz parte do álbum “Me Dê Notícias do Universo”, de PC Silva, previsto para outubro
SOBRE PC SILVA
O cantor e compositor PC Silva é pernambucano do Sertão do Pajeú e considerado um dos nomes de destaque da cena musical contemporânea do estado. Pertence ao movimento Reverbo, notabilizado pela reunião de cantores e compositores da nova safra de artistas locais cujos trabalhos têm sensibilizado plateias nacionalmente. Lançou, em 2020, o primeiro álbum, Amor, saudade e tempo, e tem composições gravadas por Ney Matogrosso, Simone e Mônica Salmaso.
LAMBADA EXUBERANTE
(PC Silva/Zeca Baleiro)
Sua língua em mim
Lambada exuberante
Gosto interessante
Xis com som de Zê
Sua boca acesa
Arcada em meu pescoço
Fruto sem caroço
Fácil de morder
Tô de costas nuas
Vem com sua garra
Faça sua farra
Sou seu violão
Dedilha meu corpo
Vem que eu não escapo
Eu viro um farrapo
Hoje na sua mão
Me leve pr'uma casa
Que ninguém aluga
Se o amor madruga
Eu fico a mercê
Dá um copo d'água
Que hoje eu tô com sede
Tô contra a parede
E a favor de você
Deixa essa meia luz
A noite inteira
Tenho a noite inteira, amor
Só pra você
Meu desejo dança
Uma habanera
Levanta a bandeira
Doida do querer
Meu desejo é verde
Feito a bananeira
Quero a brincadeira
De amar você
FICHA TÉCNICA
Composição/Vozes:
PC Silva e Zeca Baleiro
Produção Musical:
Juliano Holanda
Banda:
PC Silva (violão), Juliano Holanda (guitarra), Rostan Junior (bateria), Gilú Amaral (percussão), e Miguel Mendes (baixo)
Gravação:
Estúdio Carranca (Recife-PE) e Al Gazarra (São Paulo-SP)
Técnico de Gravação/Mixagem:
Vinícius Aquino
Masterização:
Junior Evangelista
Assistente de Gravação:
Miguel Santana
Produção Executiva:
Rafael Moura, Ampliar e Vivenda.Art
Foto de Capa:
Elisa Mendes
Distribuição Digital:
Tratore