segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Recife intensifica vacinação contra gripe com aplicação em comunidades e shoppings

A Prefeitura do Recife vai intensificar a vacinação contra a gripe na capital pernambucana, com o objetivo de aumentar a proteção dos moradores da capital contra a doença. Para além das 150 salas de vacina que já funcionam na cidade os profissionais da Secretaria de Saúde Municipal, a partir desta terça-feira (21), vão percorrer diversas comunidades da capital levando a vacina contra influenza, além de ofertar o imunizante também nos postos já montados em cinco shoppings da cidade, e que até agora funcionavam apenas para vacinação contra covid-19.

Nos centros de compras, os postos de vacinação sem agendamento prévio funcionam de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 20h. No Plaza Shopping (em Casa Forte), o posto está localizado no estacionamento do piso E3. No Tacaruna (em Santo Amaro), está no térreo, próximo à Livraria Leitura. No Boa Vista (no Centro da cidade), está no térreo. No RioMar (Pina), o posto de vacinação está no piso L2, próximo à loja Tok&Stok, e no Shopping Recife (Boa Viagem), está no piso superior, próximo ao cinema. Para agilizar a vacinação, a Sesau recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos).

Até a quinta-feira (23), os profissionais da Secretaria vão percorrer 18 comunidades, das 8h às 12h, realizando vacinação itinerante contra influenza. Localidades como o Alto da Esperança, Vila Santa Luzia, Córrego da Bica, Cohab, Sancho, estão entre as contempladas desta semana. Os locais são escolhidos a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso. A lista completa pode ser conferida abaixo.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Secretaria também vão percorrer as localidades da cidade orientando os moradores que ainda não receberam o imunizante a se dirigirem à sala de vacina mais próxima. Atualmente, a vacina é disponibilizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento, nas 150 salas de vacina da Sesau - a lista completa pode ser conferida no site da Prefeitura do Recife.

O Recife aplicou cerca de 455 mil doses da vacina contra gripe e o único grupo a atingir a cobertura da Campanha Nacional contra Influenza preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%, foi das puérperas. Os demais ainda não atingiram os percentuais definidos pelo órgão federal: idosos (65,8%), trabalhadores da saúde (68%), gestantes (86,7%) e crianças (89,6%). Este ano, foram confirmados 18 casos e um óbito por influenza na capital pernambucana.

Confira a programação da vacinação itinerante:

TERÇA-FEIRA (21/12):
- Habitacional Ignêz Andreazza - Clube do Conjunto Ignêz Andreazza, Areias (Manhã)
- Comunidade Alto Santa Tereza - Av. Chagas Ferreira, 864, Nova Descoberta - Campo Santa Tereza (Manhã e Tarde)
- Lagoa Encantada - Av. Dr. Benígno Jordão de Vasconcelos, s/n, Lagoa Encantada, Cohab - Associação de Moradores do Parque Residencial Lagoa Encantada (Manhã e Tarde)

QUARTA-FEIRA (22/12):
- Comunidade Santa Terezinha - Rua Mario Albuquerque Cavalcanti, próximo ao centro educativo de Santa Terezinha - Bairro Santo Amaro (Manhã)
- Habitacional Jacarazinho - Rua Pastor Jael Vieira Ferreira, 82, Arruda (Manhã)
- Alto do Mandu - Rua 04 de Março, 297. Na Igreja Batista (Manhã)
- Comunidade do Cardoso - Rua Padre Landin, 392 - Madalena - Associação dos Moradores do Sítio Cardoso (Manhã e Tarde) - TAMBÉM TEM CARRO DA VACINA
- Comunidade do Sancho - Rua Alto Bela Vista, 153, Coqueiral (Manhã)
- Comunidade Ilha de Deus - Escola de Remo - Rua São José, s/n, Marco Zero (Manhã)
- Comunidade Vila Boa Vista - Av. Tancredo Neves, S/N. Brejo da Guabiraba - Ponte Azul (Manhã)
- UR10 - Rua Alto do Herval Novo, s/n, UR 10, Cohab - Próx. ao terminal de ônibus (Manhã)

QUINTA-FEIRA (23/12):
- Habitacional Santo Antônio - Rua Zeferino Agra, 580, Água Fria (Manhã)
- Comunidade Bangu - Rua Cerro Negro, 215, Afogados. (Clube Bangu) (Manhã)
- Comunidade Cabo Hermito de Sá - Rua Cabo Hermito de Sá, S/N, Brejo da Guabiraba - Associação dos Moradores (Manhã)

lmprensa Recife