segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Sebrae promove Semana de Moda Sustentável para capacitar empreendedores e incentivar consumo consciente


Recife, Pernambuco – A sede do Sebrae Pernambuco, no bairro da Ilha do Retiro, se transformou no palco da moda consciente e da economia circular. De 18 a 22 de agosto, a instituição promove a Semana de Moda Sustentável, um evento gratuito que combina capacitação profissional, debate sobre o impacto ambiental da indústria têxtil e uma grande ação social: o Brechó Reciclô, que nesta edição conta com mais de 5 mil peças a preços acessíveis.

A iniciativa, organizada pelo Sebrae, tem como objetivo principal, segundo o analista da instituição Arthur Tavares, "promover a sustentabilidade no setor de moda, incentivando a geração de negócios, o consumo consciente e a economia circular". A programação é voltada para empreendedores do segmento de brechós e moda sustentável, mas também aberta ao público em geral. "Vamos capacitar empreendedores com ferramentas práticas para gestão, marketing, vendas e imagem", complementa Tavares.

Um dos pontos altos do evento é o Brechó Reciclô, que funcionará durante toda a semana, das 9h às 18h. O analista de Sustentabilidade do Sebrae/PE, Ricardo Arruda, destaca que o brechó oferece "a oportunidade de um novo ciclo para mais de 5,2 mil peças de roupas, calçados, bolsas e acessórios com preços super acessíveis". Os preços variam a partir de R$ 5, permitindo a compra de itens como blusas, camisas e saias. Parte da renda obtida com as vendas será revertida para ações sociais com a comunidade Caranguejo Tabaiares, vizinha à sede do Sebrae.

O Brechó Reciclô conta com produtos para os públicos masculino, feminino e infantil, em diversos tamanhos, e categorias que vão do dia a dia a peças de festa, além da novidade de roupas para pets. Outro destaque da edição de 2025 é a oferta de um espaço com costureiras, que farão reparos e ajustes de roupas no local, como ajustes de bainha e substituição de botões.
A programação gratuita da Semana de Moda Sustentável inclui palestras sobre temas como "Como montar um brechó lucrativo", "Gestão de brechó", "Estratégias de venda para a nova moda" e "Marketing digital para moda". Haverá também um desfile de moda sustentável no dia 19.

"A ideia do evento é trazer sempre uma abordagem mais reflexiva, promovendo a conscientização sobre o impacto ambiental da indústria da moda e apresentando alternativas sustentáveis, como a reutilização, a customização e a oportunidade de gerar renda com baixo custo e alto impacto", afirma Ricardo Arruda. Ele aponta que a montagem do brechó temporário em 2024 poupou a emissão de mais de 30 toneladas de gás carbônico e evitou o gasto de 8,3 milhões de litros de água, evidenciando o potencial da moda circular.
A Semana de Moda Sustentável reforça o compromisso do Sebrae Pernambuco com o desenvolvimento socioeconômico e a responsabilidade ambiental, envolvendo colaboradores na doação das peças do brechó, gerando renda solidária e promovendo a educação empreendedora.