quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Comunidade Terra Nossa, no Ibura, ganha sistema de abastecimento de água

Não são apenas grandes obras e investimentos que movem a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O presidente da companhia, Roberto Tavares, acompanhado da diretora Regional Metropolitana, Simone Albuquerque, assinou a ordem de serviço para início das obras para a construção do sistema de abastecimento de água da comunidade Terra Nossa, que fica localizada no bairro do Ibura, no Recife. Durante evento realizado na localidade no último dia 15, onde moram 700 famílias, o presidente da Compesa informou aos moradores que eles passarão a contar com o fornecimento de água de qualidade nas torneiras. A obra inicia amanhã (16), recebe um investimento de R$ 600 mil, recursos do Governo do Estado e Compesa, e tem previsão de ser concluída dentro de 90 dias. 

Para implantar o sistema de abastecimento da comunidade Terra Nossa, serão assentados de 5.600 metros de rede de distribuição de água e instaladas 700 ligações de água. “Essa obra aqui não começou hoje, começou em 2016, quando a comunidade nos procurou. Naquela época, dissemos que nossa equipe iria elaborar o projeto e que iríamos ver com o governador Paulo Câmara os recursos necessários para executar a obra, que foi de pronto autorizado. Agora estamos felizes em cumprir nossa obrigação”, lembrou Roberto Tavares. Ele ressaltou também o esforço da comunidade “que soube ser paciente e acompanhar o andamento de todo o processo”. 

A comunidade Terra Nossa, que existe há 17 anos, não tinha acesso ao abastecimento regular, e buscava fontes alternativas para atender as suas necessidades, a exemplo de poços, sem qualidade comprovada. “A gente precisa estar na rua, ouvindo as comunidades e olhar a necessidade de cada um. Eu pessoalmente tenho uma relação muito grande com o Ibura. Desde 2008, que a gente anda por aqui e vê as mudanças na comunidade, mas também sabemos que há muitas coisas para melhorar, como a infraestrutura. O Governador Paulo Câmara costuma dizer que obra grande ou pequena é detalhe, pois nosso interesse é continuar levando mais água para a população, e isso faz a diferença, é qualidade de vida”, explica o presidente da Compesa, acrescentando que há possibilidade da obra ser concluída antes do prazo previsto. 

O líder comunitário da Terra Nossa, Nilson Silva, também pontuou que o serviço de abastecimento de água sempre foi uma prioridade para os moradores. “Essa obra é muito importante pra gente e o resultado de um empenho muito grande. Depois de tanto tempo, vamos ter água encanada, é um sonho realizado. A obra começa amanhã pela equipe da Compesa. Essa é a nossa maior vitória, porque sem água a gente não vive”, disse Nilson Silva. Na próxima semana, a Compesa já vai iniciar o trabalho social e de cadastramento para realizar as ligações de água e também para levantar, dentre os moradores, aqueles que atendem os requisitos para a tarifa social.

Imprensa Compesa