domingo, 23 de setembro de 2018

Encontro nordestino de arborização será realizado em Caruaru


Em alusão ao Dia da Árvore, comemorado nesta sexta-feira (21), a Prefeitura de Caruaru, em parceria com a Secretaria de Urbanismo e Obras e a Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, realizou, no auditório da ACIC, o lançamento do V Encontro Nordestino de Arborização Urbana (ENAU), que será realizado de 4 a 7 de novembro na cidade.

O objetivo do evento é estimular e divulgar a produção do conhecimento técnico- cientifico da arboricultura para o manejo na arborização das cidades, englobando diversas esferas do poder público e privado para a promoção do desenvolvimento sustentável e preservação dos ecossistemas naturais e urbanos. “Um evento do tamanho que o ENAU possui fará com que as pessoas pensem realmente no futuro, voltado para a área do paisagismo, meio ambiente e sustentabilidade. Vocês, como jovens, serão os responsáveis pelas mudanças ambientais da nossa cidade e regiões vizinhas”, afirmou o secretário de Urbanismo e Obras, Rodrigo Miranda.

É primeira vez que Caruaru recebe um evento de grande porte no quesito arborização e sustentabilidade. Para o engenheiro agrônomo da Seurb, e também responsável pela organização do evento, Evandro Santiago, o ENAU será a oportunidade de abordar e discutir novas temáticas, metas e prioridades para que haja um planejamento da arborização urbana e quais as melhorias que podem ser inseridas na cidade de Caruaru e região, quanto ao plantio de árvores.

Hoje, além do lançamento do evento, os participantes contaram com a palestra: “Arborização Urbana: Capítulo imprescindível ao paisagismo das cidades”, que apresentou diversas formas e metas de arborização em diversas áreas do mundo, com exemplos de plantação, cuidados e adaptação de cada espécie. O palestrante ainda apresentou ao público várias localidades que utilizam os métodos de arborização urbana como meta de melhoramento da qualidade de vida de sua população.

“O ENAU Caruaru será o momento de reunir vários técnicos profissionais, engenheiros agrônomos, prefeituras, universidades e público em geral, com o objetivo de trocar conhecimento com relação à arboricultura. Sabemos que as árvores são muito importantes para as cidades, possuem uma série de benefícios ecológicos e socioeconômicos ambientais e, por isso, a importância da participação das pessoas no evento, para que, posteriormente, as técnicas sejam aplicadas na cidade”, pontuou o palestrante, engenheiro Agrônomo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Ricardo Martins.

Participaram do evento o diretor da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Arnaldo Bezerra; o ambientalista, Severino Montenegro; o secretário de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, José Carlos Menezes; a superintendente de Meio Ambiente da Seurb, Flávia Queiroz; alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), estudantes das escolas municipais, especialistas em meio ambiente e membros da sociedade civil.

Imprensa Caruaru