sábado, 17 de abril de 2021

Programa Votorantim pela Infância e Adolescência amplia atuação no interior do Nordeste

 

A Votorantim Energia, ampliou as atividades do Programa Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA) na região. Neste ano, além de Curral Novo do Piauí (PI) e Santa Filomena (PE), que participarão pela quarta vez, a iniciativa também será realizada junto ao município de Araripina (PE) e o distrito de Nascente. A ação, conduzida pelo Instituto Votorantim, visa contribuir para a segurança de crianças e adolescentes, além de fortalecer as políticas e programas de prevenção e atendimento da Rede de Proteção Social (RPS), no intuito de mitigar o risco de violência contra criança e adolescente em contexto de obras.

“Temos muito orgulho deste programa. É uma iniciativa que envolve organizações sociais, prefeituras, comunidades e a empresa para reforçar e conscientizar sobre a importância de ações educativas e preventivas em benefício das nossas crianças e adolescentes. Neste ano ampliamos a nossa atuação e contamos com o engajamento de todos para garantir novas perspectivas para as crianças e adolescentes”, acredita Alexsandro Cotta, gerente de sustentabilidade da Votorantim Energia.

Dentre as ações realizadas pelo VIA, está o projeto “Príncipes com Capas e Princesas com Asas”, que beneficiará 183 crianças e 139 adolescentes, com idades entre 6 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade. Durante o ano, eles terão acesso a oficinas esportivas, culturais e aulas de cidadania. Além disso, os jovens também poderão participar de oficinas de desenvolvimento pessoal e social. Todo o projeto é acompanhado de perto pelos pais e responsáveis, que são convidados a participar de reuniões sobre a evolução de cada etapa.

Junto às Prefeituras de cada município, o VIA também disponibilizará capacitações para profissionais de educação, saúde, assistência social, Conselho Tutelar, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Polícia Civil, motivando o debate de ações educativas e preventivas, além do atendimento adequado às ocorrências e mobilização da comunidade contra a violência sexual e a violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Atuação durante a pandemia

Em 2020, mesmo diante das limitações impostas pela pandemia, as atividades do programa continuaram de forma remota, garantindo a segurança dos mobilizadores e dos participantes. Por meio da campanha de conscientização “Família é Proteção! Violência Não!”, quase 8 mil pessoas foram impactadas de forma positiva por meio de cards online, vídeos e áudios em redes sociais. Durante a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil (de 18 a 22 de maio), o VIA apoiou várias ações de conscientização nos municípios (como a veiculação de carros de som com mensagens de conscientização) e auxiliou na sensibilização da sociedade em geral no combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes.

Os detalhes para as inscrições das atividades do VIA serão conduzidos e divulgados em parceria com as Prefeituras.