Sabores da Tia Val

Sabores da Tia Val
Encomendas pelo Direct do lnstagram

WTF? Translate here!

segunda-feira, abril 12, 2021

Últimos das de inscrição do Teatro imersivo para Bebês

 

O grupo pernambucano Tapete Voador lança nesta sexta (16) o seu primeiro Teatro Imersivo Para Bebês. Intitulado Meu Ninho, este é mais um projeto inédito do grupo e surge para garantir diversão, entretenimento e o desenvolvimento dos pequenos, em tempos de pandemia. As apresentações interativas acontecem também, no sábado (17) e domingo (18), sempre às 15h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site do Sympla, até a próxima quinta-feira (15). Os encontros podem ser assistidos em diversas cidades do Brasil.

Idealizado pelas atrizes Mila Puntel e Gaby Suamy, os três encontros virtuais são voltados para público da primeira infância e para os pais que desejam também, voltar a serem crianças. O projeto surgiu para estimular o encontro desses bebês com o universo poético e sensorial por meio do teatro de formas animadas, atrelado aos desafios dos pais que enfrentam tempos de confinamento.

Selecionado pela Lei Aldir Blanc na linha de Criação, Fruição e Difusão por meio de edital em Pernambuco, a ideia do projeto que tem como cenário a casa, “é transformar o ambiente doméstico tão familiar dos bebês numa experiência multissensorial de descobertas, na qual os pais serão convidados a criarem, juntamente comigo e com Gaby, um ambiente mágico, poético, lúdico e divertido para os bebês”, explica a atriz Mila Puntel.

Cada encontro virtual será direcionado para uma faixa etária diferente. O encontro para bebês de 0 a 12 meses, ocorre na sexta-feira (16), às 15h. As apresentações para as crianças de 1 a 3 anos, acontecem no sábado (17), também às 15h e o último encontro, para os de 3 a 5 anos, será no domingo (18), no mesmo horário.

Quem convive com crianças pequenas diariamente sabe que elas entendem e acompanham o que está acontecendo ao redor de maneira muito mais atenta do que pode parecer à primeira vista. Um estudo feito em parceria por pesquisadores do Brasil, Espanha e Polônia mostrou que isso também é verdade quando se trata de teatro para bebês. A pesquisa realizada pela Cia de teatro para bebês, La Casa Incierta, comprovou que os bebês são capazes de terem atenção plena no decorrer de uma peça, inclusive ocorre o efeito espelho no qual os bebês vivenciavam as sensações de tensão que a atriz sentia em certos momentos na dramaturgia.

“Pensamos no Teatro de formas animadas como um caminho para chegarmos até os bebês e proporcionar momentos de experimentação, magia e descobertas para o público da primeira infância”, ressalta a atriz Gaby Suamy.

Os encontros serão transmitidos por meio da plataforma Zoom através de links gerados pela Sympla Streaming que irá possibilitar uma experiência ainda mais interativa, com abertura das janelas para que as atrizes possam se “aproximar” das crianças e de seus pais através de múltiplos estímulos sensoriais que serão propostos.

O Tapete Voador é um dos grupos infantis mais importantes do Brasil. O grupo trabalha reunindo música, narração, teatro e costuma utilizar em suas apresentações, recursos cênicos que auxiliam na construção de narrativas que possibilitam a criança aguçar sua imaginação, geralmente chamando o público para interagir em alguma parte das histórias. É assim que Mila Puntel (atriz e cantora) e Bruna Peixoto (Musicista e Contadora de histórias), Babi Regina (percussionista e arte-educadora) e Gaby Suamy (atriz e arte-educadora) promovem uma rica e divertida viagem ao universo da música, leitura e da imaginação.

Sobre as atrizes:

Atriz, cantora e contadora de histórias, Milla Puntel iniciou cedo no universo musical se apresentando aos 9 anos em corais e cantatas de natal por igrejas do Rio de Janeiro. Como contadora de histórias participou de inúmeras apresentações pelo Brasil com seu grupo “O Tapete Voador”, do qual é a fundadora, e desde então tem se apresentado em espetáculos narrativos e sessões de histórias por teatros, livrarias e escolas em Pernambuco. Atualmente, integra o elenco do Musical da Broadway ”Avenida Q” como a “Japaneusa” com direção musical de Miguel Briamonte e Direção de Andre Gress em Fortaleza, CE. No Cinema, participou de dois curtas “Duas Luas” e “ De novo aqui” ambas produções Pernambucanas e lançou seu primeiro Single “Encanta-Moça” do projeto Reza a Lenda ao lado de Bruna Peixoto em 2020.

Atriz, diretora, iluminadora teatral e professora de teatro, Gaby Suamy é apaixonada pelo que faz. Formada na Universidade Federal de Pernambuco em Licenciatura em Teatro, desde dos 15 anos participa de grupos, cursos e oficinas de teatro. Participa do grupo Cia. TANTO de Teatro, onde atua como diretora e iluminadora do espetáculo Mateus, O Sonhador. No Teatro Bordô, participa como atriz e iluminadora do espetáculo “Tudo que é Bonito é Bordô”, tendo sido premiada nas duas categorias. Atualmente, integra o grupo Tapete Voador , com participação do espetáculo Reza a Lenda, onde conceitua e executa a iluminação.

SERVIÇO:

Meu Ninho – Teatro Para Bebês
Dias 16 (Sexta), 17 (sábado) e 18 (domingo)
Via Zoom (link gerado no ato da inscrição)
Apoio e patrocínio: Lei Aldir Blanc

Nenhum comentário:

Postar um comentário