segunda-feira, 12 de abril de 2021

A menina que saiu de casa para saber o que era o medo

 

Conhecida por seu trabalho com o horror gótico, a atriz, bonequeira, marionetista e puppeteer Daiane Baumgartner criou uma versão empoderada do conto “O menino que saiu de casa para saber o que era o medo”, dos Irmãos Grimm, agora chamado de “A menina que saiu de casa para saber o que era o medo”. A temporada online acontece nos dias 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de abril, às 17h, no canal do YouTube @DaianeBaumgartner.

O espetáculo infantil conta a história de uma adolescente de 16 anos que, por não ter medo de nada, passa a ser vista como bruxa, acreditando que é uma pessoa má. A jovem resolve, então, aventurar-se pelo mundo para mostrar que tem medo sim e não pratica maldade. Em suas andanças, depara-se com lugares como florestas sombrias, cemitérios abandonados e castelos mal-assombrados.

Para potencializar a narrativa e ainda estimular a imaginação do público, Daiane decidiu investigar diversas linguagens, como Teatro de Sombras feito com retroprojetor, Cinema Mudo e quadrinhos. A união desses elementos cria uma atmosfera soturna, que explora a dualidade entre o claro e o escuro.

E, ao longo da trama, imagens em movimento complementam a ação, bem como balões de fala cheios de onomatopeias. Sem contar a trilha sonora criada por Jomo Faustino exclusivamente para o espetáculo.

“Sempre fui apaixonada pelo horror gótico e aquele clima de Era Vitoriana, com muita névoa, mistério e melancolia. Nesse trabalho, mesclo fúnebre e poético, mas de uma maneira mais voltada às crianças. A ideia é estimular reflexões sobre temas considerados tabu, como a morte e o medo do desconhecido, mas de maneira leve. Trata-se de uma busca pelo belo, mesmo naquilo que mais nos aterriza”, conta a artista.

Para Daiane, é fundamental que as crianças entrem em contato com as realidades mais complexas da vida, como doença, ódio e morte. Assim, a protagonista se relaciona com fantasmas ao mesmo tempo em que embarca em uma jornada de autoconhecimento. Ao final, ela precisa tomar uma importante decisão sobre seu futuro.

Para recriar essa história, Daiane enfrentou um grande desafio. “O conto é bem machista. Em uma das versões que me inspirou, a única mulher presente na narrativa é uma princesa que fica trancada em um castelo porque seu pai fantasma não quer que ela se case ou abandone o lar. Já o ‘menino que não tinha medo de nada’ descobre que, na verdade, tem algo que o assusta: compromisso amoroso. E a mulher passa de um dono (o pai) para outro (o garoto que a ganha como prêmio)”, comenta.

Por isso, em “A menina que saiu de casa para saber o que era o medo”, a mulher é retratada com mais independência, não mais vista como um objeto. “Precisei adaptar essa história de maneira que ela fosse condizente com aquele período histórico, entre os séculos 18 e 19. Eu não quis atualizá-la para os dias de hoje. O que poderia amedrontar uma mulher naquele momento?”, reflete a atriz.

SOBRE DAIANE BAUMGARTNER

Formada em Artes Cênicas, foi coordenadora e bonequeira da Companhia da Sombra. Fez cursos com pesquisadores da linguagem do Teatro de Sombras e fez o Workshop de Construção de Bonecos com Natacha Belova. Ganhou diversos editais de produções e circulações de espetáculos como: ProAC 10/2014, CAIXA Cultural 2015/2016, ProAC 03/2016, ProAC 36/2017 e editais municipais de Rio Claro em 2018 e 2019. Atualmente está aprimorando um trabalho que circulou por festivais internacionais em Portugal, Romênia, Cabo Verde além de estar presente no 20º Festival Mondial des Theatre de Marionnette em Charleville na França.

SINOPSE

Por não ter medo de nada, uma adolescente de 16 anos passa a ser vista como bruxa, acreditando que é uma pessoa má. A jovem resolve, então, aventurar-se pelo mundo para mostrar que tem medo sim e não pratica maldade. Em suas andanças, depara-se com lugares como florestas sombrias, cemitérios abandonados e castelos mal-assombrados.

FICHA TÉCNICA

Concepção e direção: Daiane Baumgartner (@daianebaumgartner)
Adaptação do texto: Daiane Baumgartner e Jomo Faustino
Dramaturgia sonora: Jomo Faustino (@jomo.sapiens)
Mixagem de som: Leo Bortolin e Bruno Franco (@somdeblackmaria)
Ilustração: Mariana Waechter (@mari.waechter)
Bonecos: Daiane Baumgartner
Edição e captação de imagem: Daiane Baumgartner
Fotografia: Gabriel Rais (@gabriel.rais)
Comunicação visual: Marina Monteiro (@marinamonteiro_art)
Produção: Geovana Oliveira e Daiane Baumgartner (@geoliveir)
Assessoria de imprensa: Canal Aberto (@canal_aberto)

SERVIÇO

A MENINA QUE SAIU DE CASA PARA SABER O QUE ERA O MEDO
Dias 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de abril, às 17h
Ingressos: grátis
Duração: 30 minutos | Classificação: livre