terça-feira, 27 de abril de 2021

Segundo cérebro: O intestino pode interferir no seu emagrecimento!

 

Emagrecer parece ser uma simples soma de “fechar a boca” e “se exercitar”. Porém, há quem siga uma dieta, pratique atividades físicas e ainda assim tenha dificuldade de diminuir o ponteiro da balança. Assim, a situação deixa evidente que perder peso pode envolver outros personagens e um dos mais importantes deles é a saúde do órgão que já foi nomeado como segundo cérebro: o intestino. 

Segundo o médico especialista em emagrecimento e qualidade de vida Diego Pascaretta (foto) o equilíbrio do intestino é fundamental para que o organismo funcione bem e absorva os nutrientes necessários. Então, açúcar refinado, farinha branca, alimentos processados e industrializados deixam nosso intestino ‘fraco’ e permeável, gerando um quadro inflamatório que é a origem de problemas como aumento da gordura visceral, obesidade e resistência à insulina. 
Emagrecimento X intestino, entenda a relação:

As bactérias que habitam o intestino humano, ou microbiota, como é chamado o conjunto delas, têm um papel fundamental para a sobrevivência. O intestino tem entre quase mil espécies de bactérias; e quanto mais, melhor é, já que com menos bactérias a absorção de fibras diminui e a massa corporal aumenta. Dessa forma, adotar uma alimentação pobre em nutrientes favorece uma microbiota menos diversa, o que deixa o indivíduo mais propenso ao ganho de peso. 

Alimentos que melhoram a saúde do intestino: Alho; Frutas vermelhas - frutas como amora, framboesa e mirtilo; Iogurte - fermentado, é rico em  probióticos; Alimentos integrais - a versão integral de pães e massas têm alta quantidade de fibras; Oleaginosas - nozes, amêndoas e castanhas; Água - O consumo aproximado de 1,5 litro por dia, além de hidratar o organismo, contribui com o funcionamento do intestino e eliminação de toxinas.